Avaré poderá ter frente fria a partir do fim de semana

Avaré poderá ter frente fria a partir do fim de semana

legenda: Previsão é de que massa de ar polar fará as temperaturas despencarem

Fonte da Foto: Fernando Lopes

A região poderá enfrentar no próximo fim de semana uma frente fria capaz de fazer as temperaturas despencarem em Avaré. O Ipmet/Unesp prevê essa queda brusca de temperatura. A chuva poderá contribuir para o cenário.

A mínima ficará em torno de 9 graus, sendo a máxima entre 19 e 20 graus no próximo domingo, 19, por exemplo. Na próxima semana a temperatura seguirá caindo, com mínima prevista pelo IPMet de 7 graus e a máxima também entre 19 e 20 graus.

O frio do outono está atrasado, mas chega com bastante força sobre a América do Sul no próximo fim de semana com uma grande e forte massa de ar polar. A previsão é de que esta massa polar se divida em dois centros e um deles se desloque para o norte da Argentina.

É esta trajetória especial que vai fazer com que o ar frio chegue com mais força ao Brasil e se espalhe por mais áreas pelo interior do País. O centro do ar frio (região mais forte) vai passar sobre a Região Sul e sobre parte da Região Sudeste entre os dias 21 e 23 de maio fazendo a temperatura cair muito.

Esta forte massa de ar de origem polar vai fazer grande parte do Brasil esfriar muito e também vai reduzir a disponibilidade de umidade no ar, o que vai afastar a chuva por vários dias. Mas tudo isto é normal para esta época do ano.

Com o ar polar chegando ao Brasil de forma continental, sem se misturar com a umidade do mar, o poder de resfriamento será maior. A queda da temperatura no centro-sul do País a partir do dia 19 de maio será a mais intensa e duradoura de 2018, até agora. É frio para fazer a temperatura ficar abaixo de zero na Região Sul, para ocasionar geada nos Estados do Sul, incluindo a Grande Curitiba, mas também não se pode descartar uma possibilidade de gear no sul de Mato Grosso do Sul, no sul de São Paulo e na Serra da Mantiqueira.

Compartilhar:
Veja Também