Avaré conta com o único curso de gastronomia gratuito do Estado

Avaré conta com o único curso de gastronomia gratuito do Estado

legenda: Com duas turmas atualmente o curso movimenta o setor gastronômico na cidade, contribuindo também para a colocação de mão de obra qualificada

Fonte da Foto: Divulgação

A profissão de chef de cozinha está a cada dia conquistando seu destaque e se tornando uma das áreas mais versáteis e concorridas do mercado de trabalho. Uma das razões atribuídas a esse crescente destaque é sem dúvida o espaço destinado ao tema, nas mais diversas mídias. Seja como entretenimento ou conhecimento, a verdade é que hoje se falar e mostrar comida chama a atenção dos brasileiros. 

E com isso a cidade de Avaré é destaque, já que conta com o único curso de gastronomia gratuito do Estado, que abriga alunos de várias cidades até de outros estados. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP, campus Avaré), "tem como objetivo formar um profissional com competência para a atuação no mercado de alimentos e bebidas  ou na área da hospitalidade”, explica o coordenador do curso Paulo Renato de Paula Fredico.

Com uma estrutura completa, que oferece as ferramentas necessárias para as aulas teóricas e práticas, o  local possui laboratórios de alimentos e uma cozinha equipada para atender as aulas dos quais os alunos preparam pratos com ênfase  nas diversas áreas da gastronomia.

Paulo destaca o ganho local com o curso. “Por ser uma cidade com grande potencial turístico, o curso de Gastronomia juntamente com os outros cursos ofertados pelo IFSP na área de Hospitalidade e Lazer, ou seja Técnico em Eventos e Integrado de Lazer, trazem um grande benefício para o setor colocando no mercado profissionais altamente qualificados”.

O curso é gratuito e os interessados devem prestar ENEM e concorrer a uma vaga pelo sistema SISU. “É importante salientar que nas primeiras turmas, houve uma inscrição de mais de 1.500 alunos pelo SISU, o que caracteriza um relação de 40 alunos por vaga, uma vez que o curso oferece 40 vagas por ano”, finalizou Paulo.

 

Compartilhar:
Veja Também