Varal Royal será uma das atrações do Botucanto

Varal Royal será uma das atrações do Botucanto

legenda: Banda avareense se apresentará ao lado de grandes nomes da música nacional

Fonte da Foto: Ilustrativa

A edição 2017 do Festival Botucanto acontece de 23 a 25 de novembro, no Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão, a partir das 20h, com entrada franca. O evento é realizado por intermédioda Prefeitura de Botucatu e Secretaria Municipal de Cultura, da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Cultura de SP.
 

Além das 20 canções de diversas regiões do país que disputarão o festival, esta edição do evento terá uma mostra musical de altíssimo nível, com quatro pocket shows (apresentações de meia hora de duração) a cada noite. 
 

Assim como as canções concorrentes do festival, os espetáculos que serão apresentados na mostra foram selecionados a partir de um edital. Neste ano, o Botucanto recebeu inscrições de cerca de trezentas canções e quase duzentos projetos de pocket shows.
 

Confira quais serão os shows do Botucanto 2017:

Quinta-feira – 23/11
 

Tributo a Cláudio Fazzio – Vários artistas de Botucatu e região se reúnem no palco do Botucanto para celebrar a música e a memória de um dos criadores do evento, falecido há 10 anos.

Carlinhos Vergueiro, Douglas Germano e Trio Gato com Fome – Três gerações do samba paulista mostram sua arte num encontro inédito. Vergueiro é parceiro de Vinicius de Moraes, Chico Buarque, Paulinho da Viola e Adoniran Barbosa e tem canções gravadas por Beth Carvalho e Clementina de Jesus. Germano já teve suas músicas gravadas por Elza Soares, Criolo e Fundo de Quintal e vem sendo considerado um dos melhores compositores brasileiros da atualidade. Com muito talento e irreverência o Trio Gato com Fome é um dos destaques do samba da Paulicéia. Em 2015, lançaram “Em Busca dos Sambas de Raul Torres”, revisitando a obra do lendário compositor botucatuense, que rendeu ao conjunto indicação ao Prêmio da Música Brasileira, na categoria "melhor grupo de samba”.

São Yantó – Nova identidade musical do cantor, compositor, bailarino e performer mineiro Lineker Oliveira. O artista já concebeu e apresentou inúmeros trabalhos como cantor, e lançou os álbuns “eLe”(2012), “Verão” (2016), LINEKER (2016) e “São Yantó” (2017). 

 Varal Royal - Banda formada em Avaré-SP no ano de 2009 que mescla o rock alternativo e o eletrônico. Lançou seu primeiro álbum em 2015. Já se apresentou em festivais importantes como Sp Music Festival (São Paulo - SP), Fampop (Avaré-SP),Botucanto (Botucatu-SP), Fejacan (Jacarezinho - PR), Manifesta (Brasília – DF), entre outros. Em 2017 conquistou o prêmio de melhor música avareense na 35ª Fampop.

Sexta-feira – 24/11
 

Alexia Evellyn – Cantora de muitos recursos e bacharel em Canto Popular, a jovem artista apresenta o surpreendente show Totem, que promove a pesquisa entre as relações entre a a mulher, a música tradicional e a espiritualidade.

 Míriam Maria – Cantora com mais de vinte anos na estrada, lançou em 2.000 seu primeiro álbum solo “Rosa Fervida em Mel”, muito bem recebido pelo público e pela crítica. Em 2009, em parceria com Sergio Molina, lançou “Sem Pensar Nem Pensar”, disco com letras inéditas de Itamar Assumpção. Míriam cantou em discos e shows com artistas tão diversos quanto Zeca Baleiro, André Abujamra, Lokua Kanza, Mestre Ambrósio, entre outros. Foi integrante das Orquídeas do Brasil, banda feminina que acompanhou Itamar Assumpção e com a qual segue fazendo shows levando adiante a obra do mestre. Em 2016 lançou “Rama”, seu segundo disco solo, com composições de Chico César, Zeca Baleiro, Maurício Pereira e Paulo Leminski, entre outros.

Mauricio Pereira - Tem 6 discos solo e suas composições tem sido gravadas por artistas como Metá Metá e Maria Gadu, entre outros. Nos anos 80 criou a banda Os Mulheres Negras com André Abujamra. Tem parcerias com artistas como o violeiro Paulo Freire, o compositor Wandi Doratiotto e o grupo O Terno. Em sua apresentação, será acompanhado pelo guitarrista Tonho Penhasco, com anos de estrada ao lado de artistas como Arrigo Barnabé e Itamar Assumpção.

Dael Vasques e Piteco – Dois jovens talentos da cena musical botucatuense, ambos já vencedores do Cantos da Cuesta, apresentam sua arte inquieta e incisiva, acompanhados da banda Os Mininu, no encerramento da segunda noite do evento.

Sábado – 25/11
 

 

Marcelo Pretto e Swami Jr. - Ritmo, harmonia, melodia e palavras compõem essa parceria entre voz e violão de 7 cordas, com técnica primorosa e refinamento harmônico.  Violonista, produtor, compositor e arranjador, Swami Jr. já atuou ao lado de grandes nomes da música popular brasileira, como Maria Bethânia, Chico César, Zizi Possi, Zeca Baleiro, Elza Soares e Vanessa da Mata. Há onze anos faz a direção musical do trabalho da estrela cubana Omara Portuondo. Marcelo Pretto, por sua vez, é cantor autodidata com longa atuação nos grupos A Barca e Barbatuques, com os quais gravou discos e participou de espetáculos no Brasil e no exterior. Foi finalista do Prêmio Visa (2002) e tem um DVD solo lançado pela coleção Toca Brasil, do Itaú Cultural. 

Bruno Batista - Cantor e compositor maranhense radicado em São Paulo. Já possui 4 álbuns lançados "Bruno Batista" (2004), "Eu não sei sofrer em inglês"(2011), "Lá"(2013) e "Bagaça" (2016) pelos quais recebeu diversos prêmios. Seus discos têm participações de artistas como Tulipa Ruiz, Zeca Baleiro e Marcelo Jeneci. Também participou de vários festivais tendo sido vencedor da tradicional Fampop de Avaré por duas vezes.
 

Demétrius Lulo - Compositor, cantor e violonista, apresentou-se em vários e importantes palcos do Brasil e realizou seis turnês na Europa, mostrando seu trabalho solo em cidades como Paris, Lyon, Marselha, Barcelona e Porto. Em 2011, lançou, também em turnê pela Europa, o CD Café da Tarde, em parceria com a cantora e atriz Paula Mirhan, da Filarmônica de Pasárgada. No mesmo ano, venceu o Festival Botucanto com a canção “O nome, a pessoa”. Em 2017, lançou seu primeiro disco solo, “Móbile de Estrelas”, com produção de Tó Brandileone, do grupo 5 a Seco.
 

Blubell - um dos nomes mais relevantes da música contemporânea brasileira vem ao Botucanto mostrar seu talento de intérprete refinada e compositora de canções que mais parecem crônicas saídas da vida coditiana, misturando amor com humor e pop com jazz. Foi uma das três cantoras indicadas a “melhor cantora pop” do 25º Prêmio da Música Brasileira, ao lado das grandes Gal Costa e Ná Ozzetti.
 

SERVIÇO

FESTIVAL BOTUCANTO 2017
Dias 23, 24 e 25 de novembro, a partir das 20h
Espaço Cultural Antonio Gabriel Marão, Avenida Dom Lúcio, 755
Entrada franca

Compartilhar:
Veja Também