Tribunal de Contas fiscaliza escolas da região e encontra irregularidades

Tribunal de Contas fiscaliza escolas da região e encontra irregularidades

legenda: Uma escola de Avaré apresentou falhas e prefeitura será notificada

Fonte da Foto: Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) divulgou nesta quinta-feira (17) uma série de irregularidades em cozinhas e refeitórios de sete escolas da região durante uma fiscalização realizada nesta semana.

O órgão não especificou as irregularidades de cada unidade fiscalizada, mas informou que foram encontrados ao todo alimentos vencidos, latas de comida enferrujadas, geladeiras desligadas, goteiras, alunos comendo as merendas em pé e até pombos dentro dos refeitórios.

As prefeituras informaram que ainda não foram notificadas (Veja as respostas completas abaixo).

Além disso, o TCE constatou que 90% das unidades não possuem alvará do Corpo de Bombeiros e que 81% delas funcionam com o alvará da Vigilância Sanitária vencido.

Ainda de acordo com o TCE, as escolas vistoriadas foram:

  • Escola Municipal Professora Maria Aparecida Perches, de Pilar do Sul;

  • Escola Municipal Paulo Aparecido Silvério, de Águas de Santa Bárbara;

  • Escola Estadual Professor Eduardo Soares, de Alambari;

  • Escola Municipal Professor Victor Lamparelli, de Avaré;

  • Escola Estadual Zulmira de Oliveira, de Itapeva;

  • Escola Municipal Dom Athanazio Merkle, em Itaporanga;

  • Escola Municipal Adalberto Christo das Dores, de Itapetininga.

Respostas das prefeituras

Em nota, a prefeitura de Águas de Santa Bárbara disse que ainda não teve acesso ao relatório do Tribunal de Contas sobre a merenda das escolas do município, portanto não tem como justificar os problemas nem se posicionar sobre o assunto.

A prefeitura de Itaporanga disse que enquanto não tiver o relatório não existem irregularidades. Justamente por conta disto, informou que não há a necessidade da merenda ser interrompida.

Já em Tatuí, a prefeitura disse que ainda não foi notificada oficialmente. Disse ainda que a escola onde foi constatado irregularidades, já foi realizada uma vistoria onde os técnicos já solicitaram o alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

Em Itapetininga, a escola onde foi constatado irregularidades, foi a mesma que já havia apresentado problemas na fiscalização realizada em junho de 2016, onde um escorpião foi encontrado junto com os alimentos.

Em nota, o Executivo informou ainda não foi notificado, mas serão tomadas as devidas providências. Disse ainda que não houve interrupção no fornecimento da merenda escolar para os alunos.

Quanto às irregularidades da Escola Estadual de Alambari, a Secretaria da Educação do Estado informou que ainda não foi notificada pelo TCE. Disse ainda que a Diretoria Regional de Ensino de Itapetininga está cobrando explicações da unidade de ensino sobre o motivo de os alunos não estarem no refeitório, espaço existente na escola.

A Prefeitura de Avaré informou que, “segundo a Secretaria da Educação, o órgão teve a ciência da visita deles, mas até o momento não receberam nenhum relatório do TCE. A escola está funcionando normalmente”.

FONTE: G1 DE ITAPETININGA

Compartilhar:
Veja Também