Trabalhadores são resgatados com vida após ficarem soterrados em silo

Trabalhadores são resgatados com vida após ficarem soterrados em silo

legenda: Resgate das vítimas durou mais de três horas nesse acidente ocorrido no distrito de Holambra II

Fonte da Foto: Corpo de Bombeiros

Dois trabalhadores de uma cooperativa foram resgatados com vida após ficarem soterrados por mais de três horas em um silo de grãos de soja, neste sábado (8), no distrito de Holambra II, em Paranapanema (SP). Segundo os bombeiros, equipes de Avaré (SP), Itaí (SP) e Bauru (SP) participaram do resgate das vítimas, que durou três horas.

De acordo com o sargento do Corpo de Bombeiros, Fabiano Crivelli de Ávila, funcionários de um silo, que fica às margens da rodovia Raposo Tavares (SP-270), informaram que dois trabalhadores teriam sido sugados no silo.

Oito bombeiros foram para o atendimento da ocorrência, além de uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). No local, eles encontraram as duas vítimas, de 25 e 38 anos, soterradas em um silo com mais de 10 metros de altura.

“Era uma montanha de soja de mais de 10 metros perto deles. Um dos funcionários só estava com a cabeça para fora e por cinco centímetros não morreram porque a montanha podia cair neles. Quando chegamos foi inacreditável encontrar os dois com vida e começamos o nosso trabalho”, afirma.

Segundo o sargento, para resgatar as vítimas foi necessário o uso de cordas, pranchas e madeiras.

“Tentávamos puxar, mas por conta do peso dos grãos, não ia. Ancoramos eles com a corda e em pranchas. Foi então que tivemos que fazer um furo no silo para escoar a soja. Então, cortávamos um pouco e descia a soja para aliviar o peso. Após descer mais de 1 metro, conseguimos retirá-los. Mas foi um trabalho que demanda cuidado e a todo momento comunicávamos com eles. Os dois gritavam que não queriam morrer”, conta.

Os trabalhadores foram socorridos e levados para o hospital de Paranapanema com ferimentos leves. A suspeita é de que a esteira que puxa a soja para fora tenha sido ligada e os funcionários foram sugados.

Para o sargento, que trabalha há 12 anos como bombeiro, foi a primeira vez que resgatou alguém com vida de um silo na região de Avaré.

“Foi inacreditável. Eles nasceram de novo, porque por pouco a montanha de grãos não caiu neles. A gente sempre acredita que quando recebemos uma ocorrência vamos salvar vida. Mas, como bombeiro, foi a primeira vez que resgatamos alguém com vida de um silo. Fiquei muito feliz”, afirma.

A reportagem entrou em contato com a cooperativa, mas representantes afirmaram que não irão comentar sobre o caso até que as causas do acidente sejam investigadas.

FONTE: G1 ITAPETININGA (Reportagem Paola Patriarca)

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também