Técnicos do IPHAN vistoriam a velha estação ferroviária

Técnicos do IPHAN vistoriam a velha estação ferroviária

legenda: Prefeitura busca parceiros para restaurar o prédio

Fonte da Foto: Secretaria da Cultura

Uma equipe de técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), coordenada pela arquiteta Elisa Vaz, vistoriou na tarde da quinta-feira, 31, a área fronteiriça da antiga estação ferroviária, imóvel hoje pertencente à Secretaria de Patrimônio da União. O prédio, ampliado em 1929, serviu de gare da Estrada de Ferro Sorocabana por mais de meio século e hoje se acha deteriorado.

Recepcionaram os técnicos do IPHAN o secretário da Cultura Diego Beraldo e alguns membros do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephac), os quais defendem que a Prefeitura ocupe legalmente a velha estação para preservá-la e reocupá-la para fins culturais.

Como o prédio está ocupado indevidamente não foi possível ingressar no seu interior. Tramita na justiça pedido da Prefeitura para a desocupação e os conselheiros do Condephac aguardam da Procuradoria Municipal medidas práticas para isolar o imóvel.

Responsáveis pela preservação do acervo patrimonial material e imaterial do país, os técnicos do IPHAN, que está completando 80 anos, atuam para defender e favorecer os bens culturais. A equipe que visitou Avaré vai orientar o Condephac na elaboração de projeto para o restauro e o reaproveitamento da velha estação, marco da história ferroviária regional.

“Vamos dar apoio para que, em breve, a velha estação seja recuperada e se torne um espaço de cultura para todos”, afirmou o secretário Diego Beraldo, destacando que o prefeito Jô Silvestre está interessado na recuperação de todo aquele sítio histórico da zona urbana, através de parcerias com a iniciativa privada.

Compartilhar:
Veja Também