Semana Santa em Avaré terá celebrações on-line; confira onde assistir

Semana Santa em Avaré terá celebrações on-line; confira onde assistir

legenda: A iniciativa é para motivar os fiéis a tomar parte das celebrações em casa, através das redes sociais

Fonte da Foto: Divulgação

Em um ano atípico por conta das medidas preventivas contra o Covid-19, cinco das sete paróquias de Avaré vão celebrar a Semana Santa com missas e ofícios religiosos on-line, transmitidas diretamente de suas igrejas, capelas ou espaços adaptados. A iniciativa é para motivar os fiéis a tomar parte das celebrações em casa, através das redes sociais. 

A primeira delas será neste 5 de abril, Domingo de Ramos, quando, de forma inédita os católicos vão rezar em casa, em meio à quarentena, seguindo as orientações das autoridades, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do arcebispo metropolitano do Maurício Grotto de Camargo, que recentemente publicou um decreto suspendendo as missas, celebrações, encontros, reuniões e adorações públicas, por conta dos riscos da pandemia do coronavírus.

No dia 30 de março, a CNBB publicou orientações sobre como os fiéis podem celebrar o Domingo de Ramos. Dentre as ações estão o acompanhamento das missas pelas redes sociais e meios de comunicação em geral, bem como a decoração com ramos nas portas, portões ou sacadas das residências.

“Os pontos são: rezar pedindo a graça de bem viver a Semana Santa, ainda que em recolhimento em casa; colocar no portão ou na porta de casa (em lugar bem visível) alguns ramos; participar das celebrações transmitidas pela televisão ou pelas redes sociais e comprometer-se a, no futuro, participar ativamente da Coleta da Campanha da Fraternidade”, explica o padre José Hergesse, coordenador arquidiocesano de pastoral.
“A CNBB convida a todos a viverem de forma muito especial o Domingo de Ramos durante a quarentena do coronavírus. Cada um e cada família, em suas casas, são chamados a celebrar o próximo domingo com fé e esperança”, acrescenta.

ADAPTAÇÃO - Segundo o padre Hergesse, o tempo é de fortalecimento na fé e ele destaca a relevância dos veículos de comunicação na evangelização. “Nunca imaginávamos que um dia teríamos que presidir uma missa nessas condições e com a igreja vazia sem os fiéis presentes. Mas a Igreja somos nós. E ela está vazia do povo, mas o povo está pleno da Igreja, porque nós somos batizados e discípulos e missionários do Senhor. E onde quer que estejamos estaremos em comunhão com o Senhor”. Confira no cartaz os horários das celebrações nas paróquias de Nossa Senhora das Dores, São Benedito, São José, Santo Expedito e São Pedro Apóstolo. 
 

(Colaborou Gesiel Júnior)

 

Compartilhar:
Veja Também