Semana Djanira tem mostra inédita da pintora no Memorial

Semana Djanira tem mostra inédita da pintora no Memorial

legenda: Avareenses preparam novo livro sobre a artista

Foto Fonte: Arquivo

Começa nesta segunda-feira, 11, a Semana Djanira 2018, organizada pela equipe do Museu Municipal Anita Ferreira De Maria em conjunto com a equipe da Secretaria da Cultura e apoio de alunos da Faculdade Eduvale. Este ano, a novidade é uma mostra de obras da pintora avareense, peças da coleção do pesquisador sorocabano Gilberto Fernando Tenor.

“Com prazer cedi essas peças para serem expostas no Memorial Djanira durante a semana em que os avareenses louvam a sua grande artista, sem dúvida uma das maiores pintoras da história da arte no Brasil”, enfatizou Tenor.

No período, o público, em especial os estudantes, são convidados a conhecer o acervo da pintora no espaço inaugurado há 10 anos, no Centro Avareense de Integração Cultural (CAIC). No local, há uma fotobiografia de Djanira, seus pertences pessoais e peças usadas por ela em seu ateliê, que ficava no bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

Novo livro - A Semana Djanira terá também atividades fora da CAIC, como as duas oficinas a serem ministradas nas escolas Matilde Vieira e Maneco Dionísio pelo cartunista Luiz Carlos Fernandes e pelo escritor Gesiel Júnior, biógrafo da pintora. Na segunda-feira, ambos, que vão lançar juntos um livro com a história de Djanira em quadrinhos, patrocinado pela Secretaria de Estado da Cultura, através do ProAc, vão falar aos alunos sobre essa experiência.

Encerramento – No sábado, 16, os alunos da Faculdade Eduvale promoverão na área da CAIC, das 13h às 17h, uma série de atividades inspiradas na artista. Coordenado pelo curso de Publicidade e Propaganda, o evento, voltado ao público em geral, “pretende celebrar a vida e a obra da pintora Djanira da Motta e Silva, levando a história dela para as pessoas por meio de práticas que resultem em conhecimentos para diferentes áreas”.

Compartilhar:
Veja Também