Secretaria reestrutura serviço de abordagem social

Secretaria reestrutura serviço de abordagem social

legenda: Equipe atua com prevenção, orientação e encaminhamento de pessoas em situação de vulnerabilidade

Fonte da Foto: Internet/Ilustrativa

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) reestruturou o Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS).

Vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o órgão tem por objetivo assegurar o atendimento de pessoas submetidas à vulnerabilidade social em situação de rua.

A abordagem é feita por uma equipe própria que faz a prevenção, orientação e o encaminhamento do público-alvo. Embora atue para minimizar o prejuízo à saúde e morte em função das baixas temperaturas, o SEAS desenvolve o trabalho durante o ano todo.

O serviço identifica ainda territórios onde há violação de direitos, incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, uso de crack e drogas, entre outras situações degradantes.

"É uma equipe capacitada que trabalha na redução de danos, pois é o primeiro passo para as pessoas saírem da vulnerabilidade social, buscando promover o acesso à rede de serviços socioassistenciais e das demais politicas públicas na perspectiva da garantia de direitos", afirma a secretária Adriana Moreira Gomes.

Funcionamento

As abordagens são feitas na região central e em bairros pré-determinados, bem como em pontos considerados críticos como o Coreto Municipal, arredores da igreja matriz e o Largo São João, entre outros.

A busca acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, e de segunda, quarta e sexta das 17h às 21 horas. Aos sábados, funciona das 9h às 12 horas, além de atuar de acordo com as demandas recebidas.

O acolhimento é feito pela Casa de Passagem do município, que trabalha ininterruptamente e atende pelo telefone (14) 3731-1595.

Compartilhar:
Veja Também