Seccional de Polícia conquista, pela terceira vez, recertificação ISO 9001

Seccional de Polícia conquista, pela terceira vez, recertificação ISO 9001

legenda: A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade que visa a melhoria e benefícios no desempenho de empresas e instituições públicas ou privadas

Fonte da Foto: Polícia Civil

No último dia 30/11, a Seccional de Polícia de Avaré passou por auditoria externa para recertificação de seu sistema de gestão da qualidade. O trabalho foi realizado pela Fundação Vanzolini, que assegurou à Delegacia, por mais três anos, o selo ISO 9001:2015. Foram avaliados vários requisitos da norma, tais como conhecimento organizacional, planejamento de mudanças, riscos e oportunidades e gestão de recursos.

De acordo com o auditor líder Edilson Ebinger Garcia, “ficou evidente que o sistema de gestão da qualidade da Delegacia Seccional está bem estruturado, e os processos cada vez mais aperfeiçoados”. Ele elogiou o ambiente organizacional da unidade, que classificou como essencial para a qualidade dos serviços prestados. 
Participaram da auditoria todos os envolvidos no sistema, especialmente o delegado seccional Rubens César Garcia Jorge, o delegado assistente Jorge Cardoso de Oliveira, o escrivão chefe Clóvis Kazunori Yamatsuka, o investigador chefe Alexandre Novaes Costa Aurani, bem como o investigador Fernando Mantovani Tavares, responsável pelo sistema de gestão da Seccional.

Destaque para a presença da escrivã Sílvia Aparecida dos Santos, que em 2009 foi uma das responsáveis para a implantação da novidade na Seccional de Avaré, juntamente com o delegado seccional da época Vagner Bertoli. Atualmente, a policial civil trabalha em Bauru.

Segundo o seccional Rubens Jorge, “a norma ISO 9001 tem sido uma importante ferramenta para o estabelecimento de metas, acompanhamento da execução das atividades de Polícia Judiciária e avaliação dos resultados alcançados”.

A Seccional é certificada em todos os processos envolvidos no escopo “procedimentos administrativos atribuídos ao Cartório Central e o monitoramento das atividades operacionais e investigativas”. 

PIONEIRISMO - A certificação com o selo ISO 9001 foi conquistada em 2009. A primeira recertificação ocorreu três anos depois, na gestão do seccional Jorge Cardoso de Oliveira. Em 2015, a recertificação foi marcada pela ampliação do escopo da norma, que passou a incluir a atividade o trabalho de investigação.

A recertificação de 2018 também pode ser classificada como simbólica, pois marca a migração da versão antiga da norma NBR ISO 9001 (de 2008) para a versão nova, de 2015. Para que isso ocorresse, delegados, investigadores e escrivães passaram por treinamento para atualização dos requisitos. 

Importante frisar que a Seccional de Avaré foi a primeira instituição policial civil no Estado de São Paulo a conquistar a certificação ISO 9001, e a única a mantê-la até o momento. Com a certificação, a unidade demonstra que é viável uma repartição policial implantar e organizar processos de melhorias dos serviços.

ENTENDA A NORMA ISO 9001 - A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização que tem como objetivo desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas no mundo inteiro. A ISO 9001 é um sistema de gestão da qualidade (SGQ) que visa a melhoria e benefícios no desempenho de empresas e instituições públicas ou privadas a partir de sua implementação, funcionando como um instrumento para auxiliar gestores a encontrar e corrigir processos ineficientes dentro das entidades.

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