Saudade tem nome: Hoje, 5 anos sem Elias Ward

Saudade tem nome: Hoje, 5 anos sem Elias Ward

legenda: No registro de 2011, os saudosos companheiros de imprensa Clóvis Gonçalves Guerra e Elias Ward

Fonte da Foto: Fernando Lopes

Foi no dia 19 de fevereiro de 2013, há 5 anos, que Avaré perdeu um dos ícones da imprensa local, o jornalista e radialista Elias de Almeida Ward. Apelidado de "Cidadão Imprensa", Elias nasceu em Avaré no dia 11 de janeiro de 1926, foi contabilista, administrador de empresas, jornalista, radialista e empresário . 

Casado, por mais de 60 anos, com a poetisa e radialista Marília Pires Ward, durante mais de 40 anos foi secretário da Prefeitura e da Câmara de Avaré, diretor de diversos clubes esportivos e recreativos no município.

Muito ativo recebeu muitos títulos como: “Cidadão Benemérito de Avaré”, “Cidadão Imprensa”, sócio honorário do Lions e Rotary Clubes. Fundador e sócio proprietário da Rádio Avaré, uma das mais antigas rádios do interior paulista, onde até dias antes de seu falecimento exercia a função de radialista. 

Idealizador da tradicional “Corrida de São Silvestre de Avaré”, é realizada desde 31 de dezembro de 1946, a mais antiga realizada em municípios do interior. Hoje, a prova pedestre leva o seu nome, assim como o auditório do Centro Cultural Esther Pires Novaes. 

Incentivador junto com o idealizador Mano Nogueira, em 1964, da primeira Exposição Municipal Agropecuária de Avaré – EMAPA. Foi também fundador do Clube Avareense de Cinema – CAC.

Um dos fundadores da APAE de Avaré. Como chefe do cerimonial em eventos oficiais apresentou altas autoridades como presidentes da República e governadores de estados. Em setembro de 2009 recebeu a "Medalha Maneco Dionísio". Sua última aparição pública foi em uma das edições da Corrida de São Silvestre.

Atualmente, a festa de final de ano criada por Elias para unir a imprensa avareense, hoje encampada pelo empresário Cláudio Salomão, também leva o seu nome. 

Compartilhar:
Veja Também