Sarau comemorou 100 anos de Samba no Brasil

Sarau comemorou 100 anos de Samba no Brasil

legenda: O ensino naquela escola vai muito além do que aluno na carteira e professor na lousa

Fonte da Foto: Sala de Leitura da Escola Matilde

     Foi simplesmente emocionante. Aliás, foi mais um brilhante sarau realizado pela EE Matilde Vieira que a cada ano se supera na organização, realização e integração entre professores e alunos. E isso demonstra que o ensino naquela escola vai muito além do que aluno na carteira e professor na lousa.

     O bom e velho rock and roll e a história da música popular brasileira já foram temas de sarais anteriores realizados pela EE Matilde Vieira, mas este ano o tema e consequentemente o gênero musical refletem muito bem o brasileiro. 100 anos de samba no Brasil, terra do futebol e desse ritmo contagiante que mexe e continua mexendo com o mundo, principalmente quando tudo e todos se voltam para a magia do Carnaval.

     Alunos e professores da EE Matilde deram um show na noite de quinta-feira, 30, no Auditório Elias Almeida Ward, do Centro Cultural Esther Pires Novaes. Eles contaram a história do samba no Brasil através de apresentações musicais dubladas ou executadas ao vivo e em cores, com acompanhamento de músicos.

     A primeira gravação que se conhece de um samba no Brasil, a canção “Pelo Telefone”, de autoria de Joaquim Maria dos Santos, o Donga, (1890-1974), aquela que ficou conhecida como o primeiro samba registrado em gravadoras, na data de 27 de novembro de 1916. E ainda nomes como Noel Rosa, Ary Barroso, Carmem Miranda, Pixinguinha, Adoniran Barbosa, Beth Carvalho, Alcione, Clara Nunes, enfim, muitos nomes foram citados nessa noite dedicada aos 100 anos de Samba no Brasil.

     Vale ressaltar ainda que o Dia Nacional do Samba é comemorado em 2 de dezembro por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. Dois de dezembro foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez. Bom, isso é uma outra história.

     Voltando a falar da EE Matilde Vieira, meu principal objetivo, enfatizo que a cada ano me surpreendo com os sarais, pois a gente nota que os alunos, assim como os professores, fazem desse evento um aprendizado completo, que reúne história, interpretação, integração e acima de tudo, união em torno de um linguajar mais do que universal, afinal, a música é lida e interpretada em todo mundo de maneira única. De parabéns os mestres, os alunos, os pais e todos que de forma direta ou indireta falaram e falam essa língua.

     Aplausos a todos!

Por Fernando Nenê Silva

 

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também