São Paulo e Paraná se mobilizam em prol das águas do Paranapanema

São Paulo e Paraná se mobilizam em prol das águas do Paranapanema

legenda: Realizado anualmente, o Encontro Integrado da Bacia objetiva levar conhecimento e fomentar a execução de ações para melhoria das águas

Fonte da Foto: Internet

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema) realizará entre os dias 26 e 28 de agosto de 2019, a segunda edição do Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, #EUSOUPARANAPANEMA, no Hotel Fazenda Berro D'Água, em Avaré.

Participarão do encontro representantes dos poderes públicos (federal, estadual e municipal), das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos sete comitês que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo três afluentes do Estado de São Paulo (Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema), três comitês afluentes do Estado do Paraná (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro), além do Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

O II Encontro Integrado, #EUSOUPARANAPANEMA tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH Paranapanema), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.
 
Programação

Encontro de Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema

Cerca de 50 prefeitos e representantes de prefeituras municipais participarão da IV Encontro de Prefeitos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. O evento tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente do Poder Público Municipal. O Encontro de Prefeitos será realizado dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 26 de agosto, a partir das 15h00.

Um total de 247 municípios compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes. A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.

Seminário de Integração

A integração dos Comitês que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, é um compromisso assumido desde a instituição do CBH Paranapanema, em 2012. O Seminário de Integração, em sua terceira edição, tem como objetivo ampliar o diálogo e a troca de experiências entre os sete comitês que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras entre os Comitês.

O 3º Seminário de Integração acontece no dia 27 e 28 de agosto e, além de explanar sobre as ações que estão em andamento no Plano Integrado de Recursos Hídricos (27/08), falará sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da nova Agenda universal (Agenda 2030).

Eles buscam concretizar os direitos humanos de todos e alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. Nesta atividade, que ocorrerá no dia 28, os Planos de Bacias serão analisados de acordo com os ODS.

Serviço

Data:   26 a 28 de agosto de 2019
Solenidade de abertura: 14h00 horas
Local: Hotel Berro D'Água - Avaré/SP
Mais informações: Marco Muta
comunicacao@paranapanema.org
14 98143-0240

 

Compartilhar:
Veja Também