Salame com chumbinho é jogado em casa no Jardim Paraíso

Salame com chumbinho é jogado em casa no Jardim Paraíso

legenda: Animais estariam sendo envenenados no bairro e o perigo pode se estender para pessoas

Fonte da Foto: Facebook

Uma casa situada na Rua Caetano Luchesi Filho, no bairro Jardim Paraíso, em Avaré (SP), foi alvo nesta sexta-feira (22) de pessoa mal intencionada que jogou no quintal alimento envenenado com o produto conhecido como “chumbinho”, certamente para atingir os animais que ali são criados pelo morador.

Felizmente, o dono dos animais percebeu o alimento jogado no quintal antes dos cachorros. Eram vários pedaços fatiados de salame com algo espalhado entre eles, produto que foi constatado se tratar do veneno conhecido como chumbinho.

Na vizinhança ninguém soube informar algo sobre a pessoa que estaria cometendo essas atrocidades, pois já foram registradas mortes de animais por envenenamento no bairro. Envenenar animais é um crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, mas as penas são muito brandas aos infratores nesses casos.

No caso ocorrido no Jardim Paraíso, há de se salientar que o alimento jogado poderia ter sido consumido por uma criança, já que o salame estava aparentemente fresco.

CRIME

Quem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Com informações do site Tribuna Animal

Compartilhar:
Veja Também