Rotarianos e voluntários plantam árvores em Avaré

Rotarianos e voluntários plantam árvores em Avaré

legenda: Projeto Preservar é Preciso efetuou o plantio de mais de 300 mudas

Fonte da Foto: Divulgação

No último dia 21 de setembro, em comemoração ao Dia da Árvore, uma parceria do Rotary Club Avaré Jurumirim com a Floresta Estadul de Avaré (Horto Florestal), a escola Municipal José Rebouças de Carvalho, Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema), Secretaria do Meio Ambiente  e Grupo Voluntariado Guardiões da Natureza deu início a mais uma etapa do Projeto “Preservar é Preciso”.

Neste dia aconteceu o plantio de mudas de árvores no entorno do Córrego Água do Amaral, afluente do Córrego do Cortume, entre as ruas Zico de Castro e Amos Contrucci. A perspectiva era para 200 mudas, mas foram plantadas 300 unidades de várias espécies ao redor do córrego. A escola levou turmas do quarto ano do ensino fundamental, totalizando mais de 80 alunos que receberam informações sobre preservação do meio ambiente, noções de tratamento da natureza, ministrado por biólogos e técnicos da área ambiental.  

Com a colaboração dos parceiros, foi possível fazer o plantio, colocar fertilizante e calcário e ainda regar as mudas. A partir de agora será feito acompanhamento do crescimento das mudas pela Secretaria do Meio Ambiente, fertilização e controle de pragas pelos voluntários do Rotary Jurumirim e ainda os alunos da escola farão, em períodos específicos, ações para regar as mudas até as mesmas atinjam tamanho ideal para subsistência na natureza.

Esse projeto é apoiado pelo Rotary Internacional, que orienta seus clubes no mundo inteiro, visto que a instituição está presente em 207 países, sendo que no Brasil, são mais de 52.000 rotarianos, e nesta semana, só na região de Sorocaba a Ourinhos, que compreende o Distrito do Rotary nº 4620, havia uma meta para que a cada rotariano fossem plantadas de 1 a 3 árvores, levando em consideração que os três clubes rotários de Avaré somam 100 rotarianos avareenses.

O Rotary Club Avaré Jurumirim, nessa ação, cumpriu a meta do Distrito. O Projeto Preservar é Preciso será mais um entre os outros que o clube realiza, como o banco de cadeiras de rodas que ajudou mais de 70 famílias e da Multi Mistura que ajuda no fortalecimento de crianças com desnutrição da comunidade avareense, e ainda outros projetos realizados diretamente em instituições como a compra de 2 geladeiras para a União Negra Avareense (UNA), instalação da bomba no poço artesiano da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, compra de equipamentos para APAE, guardas roupas para o Asilo RAFA e implantação de sala de emergência na Fundação Padre Emilio Immoos.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também