Represa de Avaré tem menor volume de água para o período desde 2010

Represa de Avaré tem menor volume de água para o período desde 2010

legenda: Vazão da captação de água foi reduzida de 147 para 60 metros cúbicos de água por segundo para auxiliar na recuperação do reservatório nos próximos meses

Fonte da Foto: Reprodução/TV Tem

A vazão da captação de água da represa Jurumirim, em Avaré (SP), precisou ser reduzida depois que a capacidade da área atingiu 16% da capacidade.

Com isso, a captação passou de 147 para 60 metros cúbicos de água por segundo, com o objetivo de auxiliar na recuperação do reservatório nos próximos meses.

Os reservatórios da bacia do Rio Paranapanema atingiram o menor nível nesta época desde 2010, com 16,07%, de acordo com a Agência Nacional das Águas (Ana). Em alguns pontos, a água da represa recuou mais de 40 metros.

A decisão para diminuir o volume de água foi tomada em uma reunião entre representantes dos governos federal, estadual e municípios, que acompanham as condições dos reservatórios do Rio Paranapanema.

O reservatório tem uma área de 449 quilômetros quadrados e banha Avaré, Itaí, Arandu, Cerqueira César, Piraju, Taquarituba, Tejupa, Itatinga, Paranapanema e Angatuba (SP).

Em nota, a Ana informou que as reuniões da sala de crise do Paranapanema são realizadas semanalmente e que a próxima é nesta quinta-feira (14), às 15h.

Informou também que a medida está sendo reavaliada nas reuniões e que pode haver mudança na determinação da diminuição da vazão. Em fevereiro deste ano, o reservatório atingiu a baixa histórica de 12%.

Fonte: G1 Itapetininga e Região

 

Compartilhar:
Veja Também