Projeto promove integração entre pessoas com deficiência visual

Projeto promove integração entre pessoas com deficiência visual

legenda: Iniciativa é oferecida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Fonte da Foto: Divulgação

A primeira reunião do ano do Projeto "Redescobrindo um Novo Olhar" foi realizada na sexta-feira, 14. Oferecida pela Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SMDPD) com patrocínio da Unimed Avaré, a iniciativa tem o objetivo de promover a socialização e a integração de pessoas cegas e com deficiência visual.

Autonomia, autoestima, qualidade de vida, valorização de hábitos saudáveis, incentivo ao relacionamento interpessoal e a importância da participação de familiares e da sociedade são alguns dos temas debatidos durante os encontros.

O grupo se reúne toda sexta-feira das 14 às 16 horas na Biblioteca Inclusiva "Jairo Amorim", situada na Rua Ceará, nº 1393. Os temas tratados são de acordo com as necessidades dos participantes. Na sexta-feira, 21, o grupo recebe a psicóloga Angélica Borges.

Após o término do encontro, quando há necessidade, os assistidos são atendidos individualmente pela assistente social, a qual faz as orientações e encaminhamentos necessários.

Para 2020, estão previstas a ida a equipamentos culturais e esportivos adaptados, dinâmicas, visitas técnicas, palestras, aulas de artesanato, cinema com audiodescrição, discussão de literatura, jogos adaptados, aprendizado do sistema Braille entre outras atividades.

O projeto será mediado pelo massoterapeuta Eraldo Gonçalves. Ele ficou cego na vida adulta e, entre diversas barreiras, conseguiu reconstruir sua história de vida buscando nova profissão, atividades e sua autonomia.

Gonçalves é judoca e ainda integra diversos projetos sociais e de inclusão da pessoa com deficiência.

COMO PARTICIPAR - Para participar é necessário fazer um cadastro junto à SMDPD, apresentar RG, laudo médico comprovando a deficiência e comprovante de residência. A SMDPD fica na Rua Ceará, nº 1393. Contatos pelo email smdpd@avare.sp.gov.br ou pelo telefone (14) 3732-8844.

Compartilhar:
Veja Também