Prefeitura amplia número de escolas em reforma

Prefeitura amplia número de escolas em reforma

legenda: Objetivo é recuperar as 40 unidades da Rede Municipal

Fonte da Foto: Assessoria

O Governo Municipal decidiu priorizar obras na área da Educação e está ampliando o alcance do cronograma de obras a serem executadas nas unidades que compõem a Rede Municipal de Ensino.

O  objetivo é recuperar os 40 prédios que formam a rede com intervenções que vão desde a simples repintura até a instalação de elevadores para garantir acessibilidade, de sistema de hidrantes, de novas instalações hidráulicas e novos sanitários, de substituição de telhado e rede elétrica e implantação de novas calhas, além de reparos em toda a área de alvenaria que, em alguns casos, necessita de reforço estrutural.

Desde abril de 2018, por meio da Ata de Registro de Preço de ordem 125/2018, referente à Concorrência Pública 002/2018, a Prefeitura firmou contrato com a empresa Florestana Paisagismo, Construções e Serviços Ltda. para realizar os trabalhos.

Atualmente, as equipes trabalham na reforma total do CEI Dona Bidunga. A pintura da EMEB Suleide Bueno já foi concluída. De acordo com o cronograma da Secretaria Municipal da Educação, as próximas unidades a serem atendidas serão a EMEB Flávio Nascimento, que passará por uma reforma geral no prédio, a EMEB Fausto Rodrigues que receberá reparos em diferentes setores e nova pintura, enquanto que EMEB José Rebouças de Carvalho terá todo o telhado substituído e uma nova pintura.

Também nos próximos dias o CEI José Maria Porto será favorecido com obras, devendo receber nova pintura, reparos em vários pontos como a substituição de fiação elétrica, correção do sistema hidráulico, serviços de alvenaria.

A Secretaria da Educação esclarece que, nos últimos anos, a maioria dos prédios onde funcionam escolas e creches, não recebeu serviços de manutenção de forma adequada. Isso exigiu mais gastos para execução dos reparos que estão sendo providenciados.

Já as instalações da EMEB Maneco Dionísio estão sendo totalmente remodeladas e equipadas com novos sanitários, elevador de acesso para portadores de deficiência, nova rede elétrica, sistema de combate e prevenção a incêndios, nova rede hidráulica, novo telhado, sistema de isolamento térmico, substituição do sistema de calhas, reparos no madeiramento, no piso e nas rampas de acesso. Ao final, a tradicional escola receberá nova pintura e logo reabrirá suas portas para os alunos.
Segundo a Secretaria da Educação, a reforma em andamento é a maior intervenção já realizada na EMEB Maneco Dionísio, cujo prédio foi inaugurado em 1946, o que permitirá que a sua vida útil seja prolongada.

A Prefeitura vem redobrando seus esforços financeiros para fazer frente ao enorme volume de recursos necessários para atender a todas as unidades de ensino que pendem de manutenção. O trabalho em andamento vai prosseguir nos próximos anos para revitalizar as construções escolares.

Compartilhar:
Veja Também