Prefeito Jô publica decreto criando a Pinacoteca Municipal Estela Gambini

Prefeito Jô publica decreto criando a Pinacoteca Municipal Estela Gambini

legenda: A Pinacoteca homenageia a artista avareense considerada a melhor aquarelista do Brasil nos anos 1980

Fonte da Foto: Arquivo/Gesiel Júnior

O prefeito Jô Silvestre publicou decreto no Semanário Oficial, em sua versão digital, criando a Pinacoteca Municipal “Estela Gambini”, em honra à memória da célebre artista plástica avareense, que viveu entre os anos de 1934 e 2018, tendo se projetado internacionalmente como aquarelista de renome.

A Pinacoteca destinar-se-á a guarda e preservação do patrimônio artístico-cultural do Município, no que tange a todas as formas de manifestação das artes plásticas, com o acervo formado por meio de doações feitas por artistas ou entidades artístico-culturais, ou por aquisições feitas pela Secretaria Municipal da Cultura. A Pinacoteca será instalada na Concha Acústica, localizada na Praça Prefeito Romeu Bretas.

ESTELA GAMBINI nasceu em Avaré no dia 26 de setembro de 1934, sendo os seus pais, o poeta Duílio Gambini e de Luiza Tereza Montebugnoli, ambos de ascendência italiana. Ainda menina, estimulada pelo pintor José Ismael, demonstrou vocação para o desenho.

Em São Paulo, na juventude, estudou pintura na Associação Paulista de Belas Artes, com o artista plástico italiano Sante Bullo (1895-1987), um dos gênios da aquarela e do desenho. Amante da música clássica como o maestro Amilcar Montebugnoli, seu tio materno, Estela estudou piano, tendo como mestre Fritz Yank. Aliás, ela tomou parte, em 1959, tocando na cerimônia inaugural da Concha Acústica, ao lado do consagrado pianista João Carlos Martins.

Por alguns anos a artista se dedicou ao magistério, mas a arte sempre pontuou mais forte e ela se viu atingida pela leveza da aquarela. Produziu muito e expôs em diversos salões promovidos em São Paulo e numa mostra no Peru. Sua mostra individual mais importante, montada em 1986, teve lugar no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo, a convite da atriz, sua amiga, tendo na ocasião reunido trabalhos executados em Paraty.

Educadora de formação, ela apreciava pincelar paisagens urbanas de imponentes prédios ou traçar bucólicas cenas de Avaré e de suas importantes personagens. Com naturalidade ela empregava a técnica de diluir em água a massa colorida e a transformá-la em tinta. Em seu ateliê a artista agia com leveza conduzindo o pincel sobre o papel com delicados gestos.

Em seus trabalhos artísticos, a artista elegeu o cenário avareense como temática. Aquarelou edifícios históricos, igrejas e paisagens urbanas e rurais. Considerada nos anos 1980 como a maior aquarelista do Brasil, Estela Gambini morreu, aos 84 anos, no dia 22 de novembro de 2018.      

Compartilhar:
Veja Também