Prédio público mais antigo de Avaré corre risco de desabamento

Prédio público mais antigo de Avaré corre risco de desabamento

legenda: Foto de 1933: prédio já abrigou o primeiro Fórum da cidade, após Cadeia, Delegacia de Ensino e Museu

Fonte da Foto: Facebook

Mais antigo edifício público de Avaré, inaugurado em 1896, o primeiro Fórum funcionou na Praça Rui Barbosa até 1969, tendo também tido parte de suas instalações usadas como cadeia por muitos anos. 

Depois, a imponente obra projetada em estilo neogótico pelo arquiteto francês Victor Dubugras (1868-1933) serviu por mais de 20 anos de sede da Delegacia de Ensino.

O imóvel, pelo seu valor histórico e arquitetônico, foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat), em 1980.

Entre os anos de 2005 e 2015 também abrigou o acervo do Museu Municipal Anita Ferreira De Maria. Hoje, o imóvel se acha interditado por falta de condições de uso, já que suas estruturas estão seriamente comprometidas no qual ocorre o risco sério de desabamento.

O velho Fórum do município e sua arquitetura oitocentista é referência para os estudantes de História e Arquitetura, seja por seu contexto histórico ou pelos seus belos traços estruturais. 

Com informações da página Avaré Memorável, no Facebook. 

Compartilhar:
Veja Também