Pintora Djanira ganha nova biografia

Pintora Djanira ganha nova biografia

legenda: - Livro será lançado nesta terça, 17, no Rio de Janeiro

Foto Fonte: O Victoriano

“Djanira: uma artista popular brasileira” é o nome do livro que será lançado pelo pesquisador Helder Novaes, na próxima terça-feira, 17 de janeiro, no Multifoco Bistrô (Avenida Mem de Sá, 126), a partir das 18h, no Rio de Janeiro.

A pesquisa de Novaes estabelece relações entre a biografia da pintora nascida em Avaré, sua obra e sua trajetória crítica. “Do início em Santa Teresa, convivendo com artistas como Carlos Scliar e Milton Dacosta, às viagens pelo Brasil e ao posicionamento e engajamento político e social de Djanira, que se refletem numa arte centrada na representação do povo brasileiro, cultura, hábitos e religiosidade, e no universo do trabalho”, explica o autor.

Além disso, no livro são analisadas as avaliações que a crítica formulou ao longo da carreira da pintora avareense, que desencadeariam uma dicotomia entre ser considerada artista moderna ou pintora ingênua e naïf. “Nesse panorama, que inclui reportagens e notícias dos principais jornais da época, é resgatada a história e a contribuição de Djanira para a arte brasileira”, destaca Novaes.

Congratulações – Gesiel Júnior, biógrafo de Djanira e autor de três livros sobre a artista, congratulou-se com Helder Novaes. “Assim Djanira sai do ostracismo e recupera o seu honroso lugar na cultura nacional. Artista popular brasileira por excelência, ela, como poucos, reproduziu em suas telas a essência da cultura deste país cheio de contrastes, mas que ela amou intensamente. Parabéns pelo livro! A pintora Djanira merece ter a sua vida e a sua obra vistas, revistas e valorizadas pelos cidadãos do século XXI”, disse em mensagem ao colega escritor.

Helder Novaes, por sua vez, respondeu: “Gesiel Junior é uma referência no assunto e exerce papel fundamental no resgate da história e obra da Djanira”.

O novo livro pode ser adquirido através de pedidos por email ao autor: heldernovaes@gmail. O exemplar custa R$ 50,00.

Compartilhar:
Veja Também