Passagem da Estação Espacial Internacional poderá ser vista a olho nu

Passagem da Estação Espacial Internacional poderá ser vista a olho nu

legenda: ISS sobrevoará o Brasil alguns dias de dezembro e muita gente pode confundi-la com disco voador

Fonte da Foto: Nasa

Desde a madrugada da última quinta-feira (30), é possível ver, em regiões e horários determinados, a rápida passagem da Estação Espacial Internacional pelo Brasil.

A região de Avaré é favorável para vê-la até a próxima terça-feira, 5 de dezembro. No céu, a ISS se pareceria com a estrela mais brilhante, que aparece, se move em altíssima velocidade e depois desaparece. Muita gente pode confundi-la com disco voador.

Para vê-la não é necessário telescópio ou binóculo, basta olhar para o céu na hora e na direção correta — é possível encontrar a direção exata com ajuda de uma rosa dos ventos ou aplicativos móveis como "ISS Spotter", que usa a bússola do smartphone. A única exigência, é que o observador esteja em um local com pouca luminosidade e o céu sem nuvens.

A previsão é que a Estação Espacial passe pela região neste sábado (2) às 4h50 e fique visível por cerca de três minutos. Ela deve aparecer a oeste-sudoeste (WSW) e desaparecer a sul-sudeste (SSE) a uma altura máxima de 38º.

Já no domingo (3), deve ser possível observa-la às 4h. A previsão da agência espacial americana é que a ISS não fique visível por mais de 1 minuto. Ela deverá aparecer e desaparecer a sudeste (SE), não ultrapassando a altitude de 22º.

Na segunda-feira (4), a observação pode ocorrer às 4h43 quando a Estação deverá ficar visível por cerca de 2 minutos.  A previsão é que apareça a sudoeste (SW) e desapareça a sul-sudoeste (SSW), atingindo a altitude máxima de 14º.

Em sua última passagem, terça-feira (5), a ISS poderá ficar visível por menos de 1 minuto às 3h52. Ela deve atingir uma altitude máxima de 15º, aparecer a sul (S) e desaparecer a sul-sudoeste (SSE).

Com informações do site canalitv.com.br

NOTA DA REDAÇÃO: A matéria acima foi extraída de um site da cidade de Itu, mas de acordo com a página oficial da Nasa, a agência espacial norte-americana, essas coordenadas também valem para cidades como Avaré e região.

Caso queira conferir, basta clicar no link: https://spotthestation.nasa.gov/

Se você quer descobrir quando a estação vai estar visível em sua cidade, há diversos aplicativos, como o ISS Finder e o ISS Spotter, que fazem o cálculo por você. É possível ainda recorrer à NASA, que disponibiliza um serviço gratuito no link acima (mesmo para quem não domina o inglês).

Ao acessar a página oficial do serviço, no campo "Explore and Find Sighting Opportunities" (Explore e Encontre Oportunidades de Observação), digite o nome de sua cidade. Caso não a encontre, opte por uma outra cidade próxima a você. Na sequência, clique nos círculos amarelos e, por fim, no botão em azul. Aparecerá a opção "View Sighting Opportunities", que vai listar as passagens da estação na localidade escolhida com base na data e no horário do sistema operacional do seu computador. As coordenadas utilizadas na matéria, são da cidade de Itu, que servem para a região de Avaré. Boa sorte!

Compartilhar:
Veja Também