Parceria entre cooperativas beneficia Nocaija em Avaré

Parceria entre cooperativas beneficia Nocaija em Avaré

legenda: No local já foi feito o plantio de rúcula, alface, cenoura, chicória, beterraba, almeirão, cheiro verde e cebolinha

Fonte da Foto: Divulgação

As 150 crianças e adolescentes atendidos pelo Nocaija (Núcleo de Orientação e Capacitação a Infância e Juventude de Avaré) ganharam uma horta, através do projeto Cor e Sabor. Resultado de uma parceria entre a Unimed de Avaré, Crediceripa, Sicoob-UniMais e Uniodonto, esta ação social faz parte da programação do Dia de Cooperar, uma iniciativa realizada em âmbito nacional pelo Sescoop. Em sua nona edição, o Dia C é um compromisso das cooperativas brasileiras por um mundo mais justo e igual.

Em Avaré, além de contar com a parceria das quatro cooperativas, a ação teve o apoio da FSP (Faculdades Sudoeste Paulista), através do coordenador do curso de agronomia, Alessandro Antonangelo, da empresa Plante Bem e de Rogério Trombeta, que utilizando sua experiência em iniciativas semelhantes está auxiliando no preparo da terra para o plantio e na irrigação por meio de uma técnica manual desenvolvida por ele. “Além de ter um custo menor do que a forma tradicional de irrigação, a técnica criada por Rogério ajuda a economizar água”, explicou Silvana Rocha, coordenadora de Projetos Sociais da Unimed Avaré. 

O evento de inauguração da horta do Nocaija aconteceu em 23 de setembro. Entre os presentes, destaque para os representantes da Unimed Avaré (diretor-presidente, o médico Paulo Massud, e Silvana Rocha), da Sicoob-UniMais (coordenador do Comitê de Sustentabilidade, Mauro de Queiroz Telles, coordenador do Comitê de Ética, Daniel Benazzi, e a analista de Marketing e Comunicação, Eliana André), da Uniodonto (vice-diretora, dentista Ana Paula Sales Rodrigues, e a operadora de finanças, Simone Massud), da Crediceripa (gerente comercial, Fabiano Messias), do Nocaija (presidente Helena de Fátima Rodrigues, a assistente social Patrícia Cristina Alves Oliveira e a psicóloga Karina Bárbara Milhorati dos Santos), da Prefeitura Municipal de Avaré (Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Érica Alves, e o Secretário de Agricultura, Ronaldo Villas Boas), da FSP e da empresa Plante Bem (Anderson Pires), além de Rogério Trombeta.

A escola Drika Cabeleireiros também esteve presente ao evento, cortando gratuitamente os cabelos das crianças e adolescentes da entidade, que também tiveram oportunidade para se divertirem através de oficinas culturais (massagem, origami e pinturas artísticas de rosto) e brinquedos (como pula-pula), além de saborearem guloseimas (como algodão-doce, pipoca e cachorro quente).

Antes da inauguração, um engenheiro agrônomo do Sescoop realizou uma oficina para ensinar as crianças e adolescentes do Nocaija, com idade entre 6 e 15 anos, bem como voluntários do projeto Cor e Sabor, como devem cuidar da horta. Na horta do Nocaija, entidade localizada no Clube do Armandinho, em Avaré, já foi feito o plantio de rúcula, alface, cenoura, chicória, beterraba, almeirão, cheiro verde e cebolinha, que serão utilizados para consumo dos assistidos.
 

 

Compartilhar:
Veja Também