Padres de Avaré participam de curso de atualização em Agudos

Padres de Avaré participam de curso de atualização em Agudos

legenda: No final haverá o Envio Missionário do Presbitério, conforme recomendação do papa Francisco

Fonte da Foto: Arquivo pessoal

Gesiel Júnior
Especial para O Victoriano 

Começa na noite desta segunda-feira, 21, no antigo Seminário Franciscano de Agudos o Curso de Atualização do Clero da Arquidiocese de Botucatu. Organizado pela Comissão Arquidiocesana de Formação, o evento será aberto logo mais às 20 horas e terminará ao meio-dia da próxima quinta-feira, após a missa com o “Envio Missionário do Presbitério”. Está sendo aguardada a presença de mais de sessenta integrantes do clero, entre diocesanos e membros de ordens religiosas. Os sacerdotes que atuam nas sete paróquias de Avaré, hoje em número de nove, devem tomar parte. 

Na abertura está programada uma palestra com o mais novo integrante do clero botucatuense. Trata-se do padre avareense João Paulo Sillio, vigário paroquial da Paróquia de São João Batista, de Laranjal Paulista. Ele tem 29 anos e ainda está se recuperando de um acidente vascular cerebral sofrido há dois meses. “O que é o Kerigma” é o tema de sua exposição, que será seguida da Dinâmica da Luz com o círio pascal e a renovação das promessas batismais.

Na terça-feira, 22, juntamente com o arcebispo metropolitano de Botucatu, dom Maurício Grotto de Camargo, os padres terão momentos de orações e reflexões em comum, além de tomarem parte de trabalhos em grupo. A primeira palestra do dia, às 9h, com o tema “O Anúncio de Jesus Cristo” será ministrada pelo padre Edenilson Neves, administrador paroquial da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, de Arandu. Sobre “A Conversão”, às 14h30, discorrerá o padre Nelson Brechó, integrante da Academia Botucatuense de Letras. A missa com oração das vésperas, às 18h, seguida de jantar, conclui as atividades do dia.

Na quarta-feira, 23, o curso do clero prossegue com a palestra “O Discipulado”, que será ministrada às 9h, pelo diácono permanente Marcos Tozadore, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, de Botucatu. Depois, às 14h30min, a leiga Terezinha Mantovani, convidada, falará sobre “A Comunhão”. As atividades se concluem na missa com vésperas, às 18h, seguida de churrasco a ser preparado pela equipe do padre Orestes Gomes Filho, pároco da Igreja da Vila Maria, de Botucatu.

A última palestra do curso de atualização do clero está programada para às 8h30min da quinta-feira, 24, que terá como tema “A Missão” e será ministrada pelo padre Átila José Tintino, pároco da Igreja de São João Batista, de Laranjal Paulista.

Às 11h, dom Maurício Grotto de Camargo presidirá a missa e fará simbolicamente o “Envio Missionário” dos presbíteros, conforme recomendação do papa Francisco, que estabeleceu que outubro de 2019 seja um “Mês Missionário Extraordinário” para “reavivar a consciência batismal do Povo de Deus em relação a missão da Igreja”.

PEDIDO DE PRECES

Este será o segundo encontro do clero de Botucatu no mesmo lugar este ano. No começo de agosto os padres participaram lá do retiro anual. Na mensagem enviada aos seus colegas sobre o Curso de Atualização do Clero, o padre José Hergesse, pároco da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, da Vila dos Lavradores, que responde como coordenador arquidiocesano de Pastoral, afirma contar “com a compreensão, presença e participação de todos!”.

Hergesse pediu preces pelo êxito da iniciativa: “Rezemos pelo arcebispo! Rezemos também uns pelos outros! Que Deus nos ajude, Senhora Santana nos proteja, e, Maria, mãe de Jesus, mãe da Igreja e nossa mãe, continue intercedendo por nós!”.

Compartilhar:
Guardião
Veja Também