Museu expõe mostra sobre o centenário de Fausto Mazzola

Museu expõe mostra sobre o centenário de Fausto Mazzola

legenda: Escultor também será o tema do desfile em comemoração ao aniversário de Avaré em setembro

Fonte da Foto: Divulgação

A Estância Turística de Avaré está celebrando em 2018 os 100 anos de nascimento do professor Fausto Mazzola, autor das principais esculturas que ornamentam as praças da cidade. Para comemorar a data, a Secretaria da Cultura prepara uma série de eventos, dentre os quais a mostra organizada pelo Museu Municipal Anita Ferreira De Maria, iniciada na última segunda-feira, 20.

"Nessa exposição, aberta ao público em geral, vamos mostrar, em especial aos estudantes, o significado dos monumentos do escultor Fausto Mazzola e um pouco da sua história de amor às artes. Vale a pena conhecer a vida desse admirável educador que muito fez pela cultura em Avaré e que merece nossa homenagem", destacou o diretor do Museu, Gesiel Theodoro Neto.

No local, vão ficar expostos artefatos e peças do ateliê de Mazzola, muitas telas do artista cedidas gentilmente pela família, uma coleção fotográfica, além de documentos e curiosidades. Até 28 de setembro, com entrada gratuita, das 8h às 12h e das 13h às 17h, o evento pode ser visitado no Museu, que fica no bosque do CAIC.

Paulistano nascido em 30 de setembro de 1918, Fausto Mazzola trabalhou em Avaré, entre os anos de 1957 e 1962, quando foi diretor da Escola Artesanal Jânio Quadros, atual Escola Estadual Paulo Novaes. Nesse período, voluntariamente ele esculpiu a estátua do Desbravador e o entorno do Relógio de Sol, elaborou o desenho do piso em mosaico português da praça da Concha Acústica, criou o monumento ao Expedicionário e a Fonte das Artes, no Largo São João, além dos bustos do coronel João Cruz e do monsenhor Celso Ferreira. Recebeu, em 1959, o título de Cidadão Avareense. Faleceu em Campinas, onde viveu seus últimos anos, no dia 21 de abril de 2004.

Tema do desfile festivo – Por meio da Lei Municipal nº 2.180/18, o prefeito instituiu o "Ano do Escultor Fausto Mazzola" no município. A data terá ênfase com a comemoração do centenário do artista no desfile festivo do aniversário da cidade, no domingo, 16 de setembro. A propósito, as escolas das redes pública e particular estão preparando alegorias com seus alunos para homenagear Mazzola.

Compartilhar:
Veja Também