Médicos da Rede Básica participam de treinamento

Médicos da Rede Básica participam de treinamento

legenda: Curso foi ministrado na Santa Casa de Misericórdia de Avaré

Fonte da Foto: Assessoria

A Santa Casa de Misericórdia de Avaré, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, realizou na última quinta-feira, 7, treinamento sobre insuficiência renal aguda e crônica, ministrado pelo doutor Rubens Narciso Gonçalves, médico nefrologista do setor de Hemodiálise.

O curso foi apresentando aos médicos e enfermeiros da Rede Básica de Saúde, com o objetivo de promover uma educação continuada, produzindo melhorias e qualidade no atendimento aos pacientes com patologias renais. 


Aguda

A insuficiência renal aguda ocorre quando os rins param de trabalhar. Sem os rins funcionando corretamente, não há a remoção adequada de substâncias indesejáveis e do equilíbrio de minerais no corpo e, por isso, a doença pode levar ser extremamente grave.

Diversas podem ser as causas desse tipo de insuficiência, como:

Sepse (grave infecção)
Desidratação
Substâncias tóxicas (medicamentos, venenos)

 

O tratamento da insuficiência renal aguda se dá tratando-se a causa ou doença-raiz por trás da doença renal. Portanto, o tratamento pode variar dependendo da causa.

Crônica

Esse tipo de insuficiência pode afetar qualquer paciente, em qualquer estágio da vida. A doença é caracterizada pela perda gradual do funcionamento dos rins.

A insuficiência renal crônica pode ser causada por diabetes não-controlada, pressão alta e outras doenças. Por isso, o diagnóstico e tratamento precoces da doença, podem impedir que os rins percam totalmente a sua função! Quando a doença renal progride, esta pode levar à falência renal, que requer hemodiálise ou transplante de rins.

Compartilhar:
Veja Também