Lançada a história em quadrinhos de Djanira

Lançada a história em quadrinhos de Djanira

legenda: Fernandes e Gesiel Júnior autografam novo livro no The Bulldog Pub

Fonte da Foto: Gesiel Junior

Em clima descontraído transcorreu no último sábado, 17, a sessão de autógrafos do livro “Djanira”, a história em quadrinhos sobre a vida e a carreira da célebre pintora nascida em Avaré, considerada uma das mais importantes da história da arte no Brasil, cujas telas estão dispersas pelo mundo todo – inclusive na Pinacoteca do Vaticano e na sala de despachos do Palácio do Planalto.

Ilustrada pelo premiado cartunista avareense Luiz Carlos Fernandes e com roteiro assinado pelo escritor Gesiel Júnior, a publicação foi viabilizada com recursos do ProAc, programa de incentivo à cultura do governo paulista.

Dezenas de pessoas participaram do evento que teve lugar no The Bulldog Pub, o mais novo ponto de encontro da cidade, no Largo São Benedito, 80. Marcaram presença, além de familiares e amigos dos autores, os educadores Vagner Bertoli, Marli Gomes de Oliveira e Laura Figueiredo, o compositor Juca Novaes, o artista plástico Edu Cardoso, o jornalista Lucas Mota e o ex-vice-prefeito Silvano Porto, que representou a família da pintora homenageada.

Atencioso, em suas dedicatórias, Fernandes desenhava em rápidos traços a caricatura dos participantes. “Com uma personagem como Djanira e dois artistas do traço e da palavra, só poderia resultar numa obra imperdível”, destacou Juca Novaes.

Salas de leitura - Produzida a quatro mãos ao longo deste ano, a publicação terá exemplares oferecidos pelos autores às salas de leitura das Escolas Matilde Vieira e Maneco Dionísio, onde ambos estudaram. Essa iniciativa uniu Gesiel, que é pesquisador e já havia publicado 3 livros sobre a vida da artista, ao artista gráfico Fernandes, ganhador do Grande Prêmio do Salão de Humor de Piracicaba, em agosto.

Djanira, falecida em 1979, nasceu na Rua Piauí, no casarão da família Job, em 1914. Atualmente a cidade homenageia a artista num memorial instalado na CAIC, ao lado do Museu Municipal, onde há obras em permanente exposição.

Com 64 páginas ilustradas, o novo livro continua à venda pelo preço unitário de R$ 50,00. Informações e encomendas podem ser obtidas pelo telefone (14) 99664-7082.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também