Jovens da Fundação CASA de Cerqueira César são aprovados em Etecs

Jovens da Fundação CASA de Cerqueira César são aprovados em Etecs

legenda: Um dos jovens foi aprovado para cursar Informática para Internet na Etec de Avaré

Fonte da Foto: Internet

Dois adolescentes, Renata (nome fictício) e Pedro (nome fictício), que cumprem medida socioeducativa em dois centros da Fundação CASA localizados na cidade de Cerqueira César foram aprovados nos processos seletivos de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs).

Pedro tem 17 anos e cumpre medida socioeducativa no CASA João Paulo II. Ele é estudante do segundo ano do colegial e conquistou uma vaga no curso de Informática para Internet, na Etec de Avaré.

O jovem foi um dos cinco primeiros classificados e agora espera reescrever sua história. "Vi que tenho capacidade para passar em uma prova de um curso concorrido como esse. Vou agarrar essa oportunidade", comentou.

Já Renata tem 19 anos e é estudante do terceiro ano do colegial no centro feminino Anita Garibaldi. A jovem conquistou uma vaga para o curso de serviços jurídicos na Etec de Penápolis, que é sua cidade de origem. Para a jovem, a aprovação é motivo de alegria. "Quero esquecer os erros do passado, estudar e me aprimorar para ser uma pessoa melhor", explicou.

Ao total, 21 adolescentes foram aprovados nos processos seletivo das Etecs e cinco conseguiram vagas nas Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do estado. De acordo com a gerente de Educação Profissional da Fundação CASA, Cristina Lumiko Nakasone Watanabe, esse resultado é fruto de um trabalho integrado. "As equipes multiprofissionais dos centros analisam caso a caso. Quando detectam que o jovem tem perfil para cursar uma Etec ou uma Fatec, começam então um trabalho de reforço", disse.

Uma das estratégias é trabalhar com esse jovem como se ele estivesse em curso intensivo. "Os servidores do setor pedagógico trazem provas antigas e refazem com eles, aplicam simulados e tiram dúvidas", comentou.  No segundo semestre, 159 jovens da Fundação foram inscritos para participarem das provas das Etecs e 57 jovens prestaram os vestibulares das Fatecs.

Compartilhar:
Veja Também