Iniciadas as obras dos muros de arrimo no Bairro do Camargo

Iniciadas as obras dos muros de arrimo no Bairro do Camargo

legenda: Primeira etapa contemplará 16 residências, com investimento de R$ 538 mil

Fonte da Foto: Assessoria

Tiveram início na última segunda-feira, 11 de março, as obras de construção e de reparos de muros de arrimo no Bairro do Camargo, um problema antigo que começa a ser solucionado.

Nesta primeira etapa, 16 residências terão a estrutura do antigo muro recuperadas, incluindo 6 unidades, cujos muros cederam completamente. As obras são complexas, pois precisam ser realizas a partir da residência que fica no nível abaixo de onde os muros ruíram. Muitas casas têm parte dos alicerces expostos, o que demanda um trabalho cuidadoso das equipes na retirada de terra e de resíduos da antiga obra, executadas de forma manual.

A Prefeitura de Avaré, por meio da Secretaria de Habitação, está investindo R$ 538 mil em recursos próprios para viabilizar os reparos. Segundo os técnicos da pasta, há oito anos boa parte do muro erguido para sustentar o desnível existente entre os imóveis ruiu, provocando a movimentação do solo que, em muitos casos, invadiu as residências localizadas no nível mais baixo da rua.

Em alguns casos, os deslizamentos ocorreram por conta de obras irregulares realizadas pelos proprietários e outros por erros na execução do projeto.

Pela norma do conjunto habitacional do bairro, entre os dois setores de imóveis, há uma área pública por onde deveria se localizar uma viela sanitária. Sem observar este recuo previamente determinado quando da construção do bairro, proprietários estenderam seus lotes e ainda construíram edículas sustentadas pelo antigo muro, uma medida irregular que provocou o rompimento da estrutura e danos em sequência a vários imóveis. O prazo para conclusão desta primeira fase é de 6 meses.

Compartilhar:
Veja Também