Hoje é aniversario de nascimento de Nhô Musa

Hoje é aniversario de nascimento de Nhô Musa

legenda: Em 1983 foi publicada a obra “Só Poesia”, uma compilação de 140 páginas das poesias do poeta caipira

Foto Fonte: Arquivo

Nascido em 24 de junho de 1900, em plena noite de São João, João Francisco Soares, o famoso Nhô Musa, é natural de Lençóis Paulista SP e, ainda pequeno, mudou-se com sua família para Avaré, cidade que, ao longo dos 91 anos de vida, adotou como cidade do coração. 

Filho de Isabel e de Severiano Soares, o “Silvério Musa”, de quem herdou parte do apelido e o gosto pela simplicidade da natureza, Nhô Musa casou-se em 31 de agosto de 1921 com Isaura de Paula Rodrigo. Da união nasceram sete filhos: Alzira, Benedita, Severiano, José, Manuelina, Tereza e João. 

Ao longo de sua vida, foi fazendeiro, tropeiro, retireiro, boiadeiro e barbeiro – ofício ocupado por mais de 50 anos. Com 23 anos ingressou na Rádio Avaré AM, onde ficou por 35 anos e comandou 2 programas de grande sucesso: o diário “Luar do Sertão” e o domingueiro “Rancho Alegre”, um dos primeiros com auditório e que atraía enorme público à antiga sede da emissora, localizada na Rua Goiás, centro de Avaré. Ambos os programas lhe renderam grande popularidade e vários prêmios, alguns de repercussão estadual. 

A saudade da roça, do campo, da vida caipira, inspirou-o a escrever, desde 1945, pequenas poesias com rimas simples mas significativas, que na época acabaram publicadas nos jornais “O Avaré” e no “A Comarca de Araçatuba”. 

Em 1983, sob orientação da neta Regina Andrade, foi publicada a obra “Só Poesia”, uma compilação de 140 páginas das poesias de Nhô Musa. Um ano depois ele recebeu o Título de Cidadão Avareense. O Poeta que retratou os amores, as crendices, as pequenas e grandes tragédias, os anseios e alegrias de uma época inocente, faleceu em 05 de novembro de 1991.

Compartilhar:
Veja Também
Guardião