Hoje comemora-se o Dia Mundial do Fusca

Hoje comemora-se o Dia Mundial do Fusca

legenda: Modelo completa 72 anos desde o início de sua produção na Alemanha

Fonte da Foto: Internet

Não importa se você tem um Fusca novo ou já bem velhinho. Hoje é dia de comemoração, pois é o Dia Mundial do veículo mais simpático de todos os tempos. Querido por todos, o Volkswagen Fusca faz parte da história do Brasil. Todos que possuem um Fusca tem um carinho especial por ele.

Avaré possui uma frota de 60 mil veículos, entre carros e motos, e deste total, pode-se se afirmar que mais de 20% é composto por fuscas. Os encontros de veículos antigos promovidos pela Associação Avareense de Antigomobilismo (AAVANT) confirmam o fato: a presença de fuscas nestes encontros é em grande maioria e os modelos semprem se destacam.

História do Fusca - O modelo, que completa 72 anos desde o início de sua produção na Alemanha, foi líder de mercado no Brasil por 24 anos consecutivos, perdendo esse recorde para o Gol, que foi por 27 anos.

Ele teve 3 milhões de unidades produzidas aqui, todas na fábrica de São Bernardo do Campo (SP). A primeira produção dele foi de 1959 a 1986. A pedido do presidente da república da época, Itamar Franco, ele voltou a ser produzido em 1993, apenas com motor movido a etanol, e teve a produção interrompida novamente em 1996.

No mundo todo, o Fusca deixou de ser produzido em 2003, na fábrica de Puebla, no México. Apesar disso, duas releituras do veículo surgiram, o New Beetle, em 1998, e o Fusca, com o nome que tinha em cada mercado resgatado, em 2012.

Compartilhar:
Veja Também