Gesiel Júnior entra para a Academia Sorocabana de Letras

Gesiel Júnior entra para a Academia Sorocabana de Letras

legenda: Solenidade para sua admissão acontece amanhã, 19

Fonte da Foto: Arquivo pessoal

Pesquisador, jornalista, cronista e poeta, o santa-barbarense Gesiel Júnior vai ingressar nesta terça-feira na Academia Sorocabana de Letras. Indicado, o ex-secretário de Comunicação da Prefeitura de Avaré, será sócio correspondente dessa importante agremiação cultural. A solenidade para sua admissão acontece amanhã, 19, às 19h30, na Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury, à Rua da Penha, 673, no centro de Sorocaba. 
 

“Agradeço aos acadêmicos de Sorocaba, em especial ao escritor Geraldo Bonadio e ao pesquisador Gilberto Tenor, pelo convite. Quero aprender ainda mais no intercâmbio com os autores sorocabanos a pesquisar as raízes da nossa região para melhor compreender a rica história do interior paulista”, afirmou Gesiel.
 

Aos 53 anos de idade, o novo acadêmico se considera autodidata, embora tenha cursado Filosofia e Teologia no Seminário de Botucatu e História na Faculdade de Ciências e Letras da FREA. Servidor da Prefeitura de Avaré desde 1985, atualmente presta serviços no Museu Histórico Anita Ferreira De Maria e no Memorial Djanira, que ajudou a formar em 2008.
 

Autor de 31 livros, a maioria sobre a história de Avaré e região, Gesiel Júnior é biógrafo da pintora Djanira e também biografou outras personalidades como o médico e político Paulo Dias Novaes, o pioneiro Maneco Dionísio, os padres Celso Ferreira e Emílio Immoos, além de ter registrado em livro a passagem de Santa Paulina por Avaré.
 

Membro correspondente da Academia Botucatuense de Letras desde 2014, o pesquisador é casado com a professora de História Regina Célia Gonçalves e é pai do historiador Gesiel Neto, recém-formado pela Unesp de Assis e do tecnólogo Lucas da Fonte Silva. “Em casa o resgate da memória regional nos entrelaça”, revela, ao comentar que está empenhado na produção de mais três livros sobre o tema.

Compartilhar:
Veja Também