Gesiel Júnior autografará Soneto de Ercília no Balneário

Gesiel Júnior autografará Soneto de Ercília no Balneário

legenda: Livro registra o centenário da avó do escritor, mulher muito querida na Estância

Fonte da Foto: Divulgação

Soneto de Ercília”, o novo livro do pesquisador Gesiel Júnior será lançado na tarde do próximo sábado, 20 de abril, das 14h às 17h, no Balneário Mizael Marques Sobrinho. No evento, programado pela Secretaria da Cultura de Águas de Santa Bárbara e aberto ao público, haverá uma mostra de desenhos da artista plástica Ana Paula Taioque e apresentação musical do instrumentista Renato Machado.

Impresso pela Editora Gril, o livro conta a vida da santa-barbarense Ercília de Oliveira Couto (1919-1996), avó materna do escritor, que também nasceu na Estância. “É uma micro-história que poeticamente nos leva à travessia pelos líricos caminhos da mulher feita de oração que tanto amou o seu povo e a sua gente”, explica o autor. 

Singela mãe de família, Dona Ercília, como foi respeitosamente tratada na cidade, era filha de Maximília Pinheiro, antiga servente das Escolas Reunidas, e do juiz de paz Guilherme Alexandre de Oliveira, que foi vereador na antiga Santa Bárbara do Rio Pardo nos anos 1910. Órfã ainda na infância, doceira e costureira, ela se casou em 1936 com o alfaiate José Rosa Couto, com quem teve quatro filhos, os quais lhe deram 9 netos, 16 bisnetos e dois trinetos.

Com capa ilustrada pelo premiado artista gráfico Luiz Carlos Fernandes, a publicação de 48 páginas terá preço simbólico de R$ 10,00. Toda a renda será destinada à Conferência Vicentina de Águas de Santa Bárbara, que antigamente teve Ercília como cooperadora.   

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também