Fiscalização do TCE encontra irregularidades em escolas de Avaré e Arandu

Fiscalização do TCE encontra irregularidades em escolas de Avaré e Arandu

legenda: Em Avaré, alimentos estavam em más condições de armazenamento

Fonte da Foto: TCE/Divulgação

Uma fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) encontrou irregularidades em escolas da região de Avaré (SP), realizada nesta terça-feira (28).

No Centro de Educação Infantil “Vereador Aparecido Guerso”, em Arandu, os fiscais afirmam que encontraram produtos abertos, vencidos e desperdício de alimento.

O TCE informou também que o cardápio do dia previa frango, mas foi servida salsicha aos alunos; além do local apresentar dedetização vencida e estrutura do prédio ruim.

Em Avaré, a fiscalização foi no Centro de Educação Infantil “Professora Jandira Pereira”, onde não há alvará do Corpo de Bombeiros. Segundo o TCE, falta também o alvará da Vigilância Sanitária e os produtos e utensílios estavam em más condições de armazenamento. A dedetização e limpeza de alguns lugares, como a caixa d' água, por exemplo, não foram realizadas ou estavam com o prazo de validade vencido.

Por telefone, o prefeito de Arandu confirmou que a estrutura do prédio da creche está ruim e afirmou que estuda a possibilidade de transferir as crianças para uma outra creche inaugurada recentemente.

Ele informou que ainda não foi notificado pelo TCE sobre os problemas, mas que pretende se reunir com funcionários da unidade para levantar as falhas e tomar as providências necessárias.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Avaré disse que o Centro Educacional “Jandira Pereira” passou recentemente por adequações estruturais referentes à acessibilidade e aguarda a visita do Corpo de Bombeiros para a emissão do AVCB, que já foi solicitada.

A secretaria disse também que o Conselho de Alimentação Escolar, que faz fiscalizações periódicas em todas as unidades escolares, não reportou qualquer situação em desacordo na unidade.

Informou também que vai analisar os questionamentos e tomar as providências necessárias caso haja adequação para ser realizada.

Disse também que o pedido para a dedetização e a limpeza de caixas d'água já foi encaminhado e aguarda apenas a tramitação no setor competente. Todas as unidades escolares foram dedetizadas no ano passado.

Fonte: G1 Itapetiniga e Região

Compartilhar:
Veja Também