Exposição marca os 40 anos de luta pela preservação do Rio Paranapanema

Exposição marca os 40 anos de luta pela preservação do Rio Paranapanema

legenda: Evento é uma parceria entre a Colônia Espírita Fraternidade e o Instituto Itapoty

Fonte da Foto: www.tripadvisor.com.br

Há 40 anos o Governo do Estado de São Paulo, atendendo ao clamor da população avareense e de toda região, por meio de projeto de lei de autoria do deputado Antônio Salim Curiati, instituía uma lei preservando um dos únicos rios ainda não poluído do território paulista, o Paranapanema. Naquela ocasião, houve uma grande mobilização em defesa do rio que forma a Represa Jurumirim, já que uma empresa, a Braskraft, tinha intenção de se instalar às margens do Rio Paranapanema e isso fatalmente poluiria suas águas, pois se tratava de uma indústria de papel.

E é justamente esse o tema da Exposição “Paranapanema, nosso Rio, 40 Anos Limpo! Ontem... Hoje... E Amanhã?”, exposição que faz parte do Projeto Ecocidadania 2019, em parceria com o Instituto Itapoty. O evento tem como curadora a artista plástica Rosane Gauss, e traz um pouco dessa história, detalhes, informações, curiosidades sobre o rio e a represa por meio de textos, fotos antigas, atuais e vídeo, como também a oportunidade para reflexão sobre o tema da poluição. 

A Colônia Espírita informa que a confirmação de presença deve ser feita pelo e-mail supervisão.mkt@cefraternidade.org.br, ou pelos telefones (14) 3733-8777 ou (14) 99813-3111 (WhatsApp), ou diretamente na sede da entidade que fica na Rua Professora Danúnzia D’Santi, 670 – Bairro Ipiranga.


PROGRAMAÇÃO - A data da exposição é 30 de agosto, uma sexta-feira, das 13h às 17h, e os interessados devem confirmar presença no evento até o dia 23. Haverá credenciamento dos participantes às 13h30, e na sequência ocorre a abertura dos trabalhos no Galpão Central da Colônia. Confira o roteiro completo:
13h30 – Credenciamento;
14h00 – Abertura – Apresentação Colônia e Itapoty + Café (Galpão Centro);
14h30 – Músicas com Renato Guerra (em frente ao Espaço Ecocidadania);
15h00 – Inauguração da Exposição “Paranapanema, nosso Rio, 40 Anos Limpo” (Espaço Ecocidadania);
16h00 – Exposição com o Flávio Cartunista – Criação de desenhos para o projeto (Térreo Espaço Ecocidadania);
16h00 – Exposição com a Arteterapeuta Maria Diva de Souza Tardivo – Trabalho de comunicação por meio da linguagem artística: Artes Plásticas e Texto (Térreo Espaço Ecocidadania);
16h30 – Vídeo sobre o Rio Paranapanema (Casinha de Oração);
17h00 – Encerramento.

 

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também