Encontro em Avaré mobiliza sociedade da Bacia do Rio Paranapanema

Encontro em Avaré mobiliza sociedade da Bacia do Rio Paranapanema

legenda: Bacia Hidrográfica é compostar por um total de 247 municípios

Fonte da Foto: Raylton Alves

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (CBH Paranapanema), realiza entre os dias 1 e 3 de outubro de 2018, o Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, #EUSOUPARANAPANEMA.

Participarão do encontro representantes dos poderes públicos (federal, estadual e municipal), das entidades civis e dos usuários de recursos hídricos dos 7 comitês de bacias que integram a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 3 comitês afluentes do Estado de São Paulo (Alto Paranapanema, Médio Paranapanema e Pontal do Paranapanema), 3 comitês afluentes do Estado do Paraná (Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro) e o Comitê interestadual do Rio Paranapanema, composto por representantes dos dois estados.

Previsto na agenda dos Comitês, o Encontro Integrado, #EUSOUPARANAPANEMA, tem como objetivo estabelecer o diálogo, mobilização e integração de seus membros, com vistas, entre outros objetivos, ao cumprimento das metas e ações priorizadas pelo Plano Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema (PIRH), dentro de uma proposta participativa, envolvendo toda a sociedade.

O encontro será realizado no Hotel Fazenda Berro D'Água, em Avaré – SP, sendo prevista a realização de encontros setoriais e de capacitação, finalizando as atividades no dia 3 de outubro com a 11ª Reunião Ordinária do CBH Paranapanema.
  
1º DIA – ENCONTRO SETORIAIS E CAPACITAÇÃO
 

 

Encontro de prefeitos - Um total de 247 municípios compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, sendo 115 em São Paulo e 132 no Paraná, com uma população de cerca de 4,6 milhões de habitantes.

A participação do Poder Público Municipal nos Comitês de Bacias e no diálogo sobre os recursos hídricos é fundamental e tem sido estimulada, tendo em vista que é no âmbito municipal que as ações acontecem.
Em sua terceira edição, o Encontro tem entre seus objetivos mobilizar e promover a articulação permanente dos Prefeitos Municipais, com a coordenação da Câmara de Articulação Política instituída pelo Comitê no final de 2017.

O 3º Encontro de Prefeitos será realizado dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.
  
Seminário das Instituições de Ensino Superior da UGRH Paranapanema
 

 

As instituições de ensino superior têm desenvolvido um importante papel na execução do Plano de Bacias do Paranapanema (PIRH Paranapanema).

Reconhecendo este trabalho, em 2016, o CBH Paranapanema institui o Grupo de Trabalho das Instituições de Ensino Superior- GTIES, com o objetivo de promover a articulação e incentivo às instituições de ensino para a realização de projetos de pesquisa, projetos de extensão universitária e cursos (de extensão, especialização, mestrado etc) com temas voltados ao PIRH-Paranapanema.

A 3a edição do Seminário, tem como proposta estabelecer estratégias de articulação entre as instituições de ensino superior para mapear as Universidades e Institutos de Ensino Superior que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, bem como levantar os estudos e projetos que estão sendo desenvolvidos por estas entidades na área da Bacia Hidrográfica.

O 3º Seminário das Instituições de Ensino Superior será realizado dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.
 
Oficina Produtor de Água
 

 

Para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, a Agência Nacional de Águas (ANA) criou o Programa Produtor de Água. O Programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas. Assim, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

Voltada para os usuários de recursos hídricos e prefeituras, a oficina tem por objetivo apresentar o Programa e as etapas para sua implantação.

A Oficina Produtor de Água será realizada dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.
 
 Oficina Funcionamento de Secretaria Executiva
 

 

Com o objetivo de integrar ações e procedimentos, em apoio as secretarias executivas dos comitês que compõem a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, a Oficina pretende estabelecer o diálogo e propor procedimentos administrativos para o melhor funcionamento e integração das secretarias.

A Oficina também abordará procedimentos e estratégias para a comunicação, visando o fortalecimento dos Comitês e o conceito da Bacia Hidrográfica.

A Oficina será realizada dentro da programação do Encontro Integrado, no dia 1 de outubro, a partir das 14h30.
 

2º DIA INTEGRAÇÃO DOS COMITÊS DE BACIAS
 

 

Seminário de Integração - A integração dos Comitês que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema, é um compromisso assumido desde a instituição do CBH Paranapanema, em 2012.

O Seminário de Integração, em sua segunda edição, tem como objetivo ampliar o diálogo e a troca de experiências entre os sete comitês que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema estabelecendo uma agenda comum e ações integradoras entre os Comitês.

O 2º Seminário de Integração acontece no dia 2 de setembro, das 9h00 às 18h30.  
 
3º DIA – 11ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CBH PARANAPANEMA
 

 

A 11ª reunião ordinária do CBH Paranapanema será realizada no Encontro Integrado dia 3 de outubro das 9h00 às 12h30.

SERVIÇO
Encontro Integrado da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema
#EUSOUPARANAPANEMA
 
Data:              1 a 3 de outubro de 2018.
Abertura:        13h30 horas
Local:             Hotel Berro D'Água, Avaré/SP

Compartilhar:
Veja Também