Em reformas, antigo Cine Santa Cruz vai virar uma grande loja

Em reformas, antigo Cine Santa Cruz vai virar uma grande loja

legenda: Prédio do antigo cinema está passando por reformas

Fonte da Foto: Fernando Lopes

Prédio havia sido tombado na

gestão de Rogélio Barchetti

Um dos mais representativos bens culturais da cidade – o antigo Cine Santa Cruz – logo vai se tornar uma grande casa comercial. Embora o prédio tenha sido tombado pelo patrimônio histórico municipal há 7 anos, em novembro de 2009, por decreto do então prefeito Rogélio Barcheti, o imóvel vem sendo completamente reformado nos últimos meses.

Nenhum dos membros do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Condephaac) soube explicar quem autorizou as obras. No Paço Municipal, ninguém toca no assunto, mas a reportagem de O Victoriano apurou que Barcheti teria revogado a medida, o que viabilizou a alteração do prédio, uma das referências da cultural local.

Entre os anos de 2010 e 2012 o antigo Cine Santa Cruz foi alugado pela Prefeitura que nele instalou o “Palácio das Artes”, que foi sede administrativa da Secretaria da Cultura e suas instalações também serviram para a promoção de muitos eventos artísticos.

Devolvido ao proprietário em fevereiro de 2012, como a Prefeitura devia os aluguéis do período, fontes do Paço garantiram que Barcheti teria negociado a quitação do débito promovendo o “destombamento” do imóvel. 

Descaracterização – Nesta quinta-feira a reportagem de O Victoriano esteve nas instalações do velho Cinema e observou que o imóvel já teve o seu interior completamente descaracterizado. 

Ouvido, o encarregado das obras repetiu a versão que corre nos bastidores da Prefeitura: a de que Barcheti, para resolver a cobrança judicial movida pelo atual dono do imóvel, rasgou o documento em que antes havia protegido aquele bem cultural.  

O Victoriano tentou ouvir o ex-prefeito sobre o assunto, mas o mesmo não respondeu às ligações. 

Entre os anos 1920 e 1980, o Cine Santa Cruz não só apresentava o melhor do cinema para o público local, como também sediava grandes espetáculos. Em seu palco, além de palestra com o integralista Plínio Marcos, houve concerto do maestro Heitor Villa-Lobos e espetáculos de Mazzaropi.

Compartilhar:

Fotos Relacionadas

Veja Também