Ecocidania 2019 lembra 40 anos da preservação do Paranapanema

Ecocidania 2019 lembra 40 anos da preservação do Paranapanema

legenda: Projeto do Instituto Itapoty movimenta a Colônia Fraternidade

Fonte da Foto: Selo divulgação projeto colônia

Viva o Panema 2019! Proteja o seu rio, salve a sua represa”. Com este lema será aberto na tarde desta sexta-feira, 30, na Colônia Espírita Fraternidade, o Projeto Ecocidadania 2019, preparado pelo Instituto Itapoty com apoio de voluntários. A meta é atrair os estudantes para terem noção da importância da preservação ambiental do mais significativo patrimônio natural da região.

“Paranapanema, nosso rio, 40 anos limpo! Ontem… Hoje… E amanhã?” Com essa indagação a artista plástica Rosane Gauss, curadora da mostra, motiva os convidados a lembrar da grande mobilização popular que em 1979 garantiu a proteção da Represa de Jurumirim, que se viu ameaçada pela instalação da Braskraft, indústria de papel e celulose, altamente poluidora.

“Estamos comemorando os 40 anos da legislação e luta que conservaram as águas do Rio Paranapanema limpas e despoluídas. Essa mostra traz um pouco dessa história, detalhes, informações, curiosidades sobre o rio e sobre a nossa represa, por meio de textos, fotos antigas, atuais e vídeo. É uma oportunidade para reflexão sobre o tema da poluição”, explica a artista plástica Rosane Gauss.

Programação

A exposição será inaugurada às 15 horas desta sexta-feira, 29, no Espaço Ecocidadania, montado na Colônia Espírita Fraternidade, que fica na Rua Profª Danúzia de Santi, 670, no Bairro Ipiranga. Antes, a partir das 13h30 haverá credenciamento, seguido de café no galpão com apresentação do projeto. Às 14h, em frente ao Espaço Ecocidadania, Renato Guerra interpretará músicas.

Ás 16 horas, no térreo do Espaço Ecocidadania o cartunista Flávio de Oliveira fará exposição com a criação de desenhos e a arteterapeuta Maria Diva Tardivo apresentará trabalho de comunicação por meio de linguagem artística.

Encerrando o evento, às 16h30, na Casinha de Oração será exibido o vídeo sobre o Rio Paranapanema. Para agendamento de visitas à mostra os contatos podem ser feitos pelo telefone (14) 3733-8777 e whatsaap (14) 99813-3111.

Compartilhar:
Veja Também