Duplicação da SP-255 tem inauguração adiada

Duplicação da SP-255 tem inauguração adiada

legenda: Assessoria do governador Alckmin informou que a mudança de data ocorreu devido às condições climáticas

Fonte da Foto: Secretaria da Comunicação.

Prevista para ocorrer nesta quinta-feira, 23, a inauguração da duplicação do trecho urbano da Rodovia João Mellão (SP-255) em Avaré (SP), foi adiada pela assessoria do governador Geraldo Alckmin, que estaria na cidade para a solenidade. Entretanto, não foi informada uma nova data para o evento.

Enquanto isso, as obras prosseguem e os congestionamentos vão se formando em horários de pico, principalmente no final de tarde quando muita gente está indo para casa e as filas de carros e caminhões vão se formando. Os principais pontos de congestionamento são verificados nos trevos do Castelinho e no viaduto sobre a Rodovia Salim Curiati (SP-245), próximo ao Posto Bizungão.

Segundo o cronograma de obras da construtora Andrade Gutierrez, sempre informado pela Assessoria de Imprensa da CCR SP Vias, as obras de duplicação da SP-255 seriam concluídas até o final do mês de novembro. As máquinas e funcionários têm trabalhado dia e noite, mas quem passa pela rodovia percebe que ainda tem muita coisa a ser feita.

SUPOSTOS ERROS

Enquanto se fala na conclusão das obras, fato que sem dúvida é muito esperado pela população de Avaré, principalmente pra quem mora em bairros como Paineiras, Presidencial, Santa Mônica, São Rogério e Duílio Gambini, existem problemas que serão deixados para depois e isso vem preocupando muita gente.

As passarelas instaladas em dois pontos da rodovia (ao todo são três) vêm provocando revolta nos moradores de bairros como o Terras de São José e Jardim Presidencial e Santa Mônica. Segundo eles, as passarelas foram erguidas em locais distantes dos caminhos utilizados pelos pedestres. Esta semana, até mesmo um protesto foi feito pelos moradores do Terras de São José que bloquearam uma das pistas da SP-255.

Foi um protesto pacífico, que rapidamente foi dissolvido, mas isso é uma amostra de outros movimentos que poderão ser feitos pelos moradores do bairro que estão indignados com esse suposto erro de projeto. E isso também é válido para a passarela erguida no trecho entre os trevos do Castelinho e da concessionária da Ford, para servir moradores de bairros como Presidencial e Santa Mônica. Essa passarela também fica longe do caminho de pedestres, o que vai forçar muita gente a se arriscar atravessando a rodovia, agora duplicada e consequentemente oferecendo mais riscos de atropelamentos.

TÚNEL SOB A RODOVIA

Outra questão que vem provocando reclamações e que ainda vai dar muito que falar, é a que envolve o túnel que passa sob a Rodovia João Mellão, que antes era sinalizado com semáforo pelo fato de ser passagem para carros em mão única.

Mesmo com pedidos anteriores para que o túnel fosse alargado para permitir trânsito em mão dupla, o projeto conservou o tráfego em passagem única de veículos e o local fatalmente receberá semáforos para controle do trânsito. Um absurdo para a maioria dos motoristas, pois isso permitiria que os bairros localizados após a rodovia tivessem acessos alternativos, livrando possíveis congestionamentos.

Por outro lado, o perigo de colisões por acidentes de trânsito no trevo do Castelinho não existe mais, já que um viaduto foi construído no local e o tráfego de veículos da Rodovia João Mellão não interfere mais na passagem dos carros que entram e saem dos bairros Presidencial, Santa Mônica, São Rogério, Duílio Gambini e adjacências.

A OBRA

A duplicação vai do km 254,28 ao km 261,42. Também houve a implantação de 3,26 quilômetros de pistas marginais, sendo 2,22 quilômetros no sentido Itaí – do km 254,28 ao km 255,34 e do km 255,8 ao km 256,96 – e 1,04 quilômetro no sentido São Paulo/Castello – do km 255,8 ao km 256,84. As obras estão sendo concluídas pela concessionária SPVias, com fiscalização e gerenciamento da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Foram implantadas três passarelas para pedestres na SP-255, sete quilômetros de duplicação, 3,2 km de marginais, dois dispositivos de desnível, dois viadutos, cerca de mil empregos foram gerados direta e indiretamente, desde o início da obra, em maio de 2016.

Também foram construídos três novos dispositivos: uma passagem superior no km 255,34, uma passagem inferior no km 255,78 e um dispositivo em nível no km 260,8. A obra inclui ainda remodelação e modernização dos dispositivos já existentes no km 257,9 (passagem inferior) e no km 259,16 (passagem inferior sobre a linha férrea). Foram implantadas passarelas no km 256,34 e no km 260,04, além da substituição da passarela existente no km 258,9.

Foto do manifesto na rodovia e do congestionamento: Reprodução Do Vale TV

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