Diferentes conceitos do nome Avaré

Diferentes conceitos do nome Avaré

legenda: O nome Avaré é encontrado em logradouros pelo Brasil afora, de Norte a Sul

Foto Fonte: Arquivo

* Gesiel Júnior

Muitos dos que vivem na Estância Turística de Avaré ainda desconhecem a origem e os sentidos dessa palavra oriunda da família lingüística tupi-guarani. A propósito, das 5570 cidades brasileiras 1770 (32%) possuem nomes de procedência indígena. Importa é a busca por conhecer, mediante persistente pesquisa, a origem dos topônimos da nossa cultura nativa.

A expressão grafada como Avaré, Abaré, Baré e até Abaruna, segundo variação fonética, é derivada do tupi awa’ré. Significa “pessoa amiga de roupa preta”, neste caso, o padre que traja batina escura. “Gente diferente” é outra interpretação dada por lingüistas, mas esse conceito serve também aos missionários jesuítas, a quem coube a catequese dos aborígenes.

Historicamente, em virtude de motivação política é que a nomenclatura Avaré foi dada ao município. Em 1891, princípio da República, a Vila do Rio Novo teve sua denominação alterada para “Cidade do Avaré” por decreto do governador Américo Brasiliense, medida que contrariou os monarquistas e atendeu pleito do primeiro intendente, o coronel Eduardo Lopes de Oliveira. Este, à época, era o dono da Fazenda Avaré, em cujas terras, antes habitadas pelos Caiuás, havia um morro e um rio do mesmo nome.

Entretanto, Rio Novo pode ter sido a tradução de “Abaré-i”, como os nativos da região identificavam o curso d’água que nasce em terras de Itatinga, cruza o território da atual Estância Turística de Avaré (que adotou tal nome durante o Império) até se misturar às águas do Rio Pardo

FORA DO CONJUNTO – Nos estudos do pesquisador José Leandro Franzolin, a expressão Avaré ou sua variante Abaré pode ser entendida como “fora do conjunto” e se aplica especialmente ao rio, cuja nascente brotou além dos limites da Serra de Botucatu, enquanto os outros, caso do Rio Pardo, nascem na cordilheira.

Abaré, aliás, é o nome do pequeno município da Bahia, banhado pelo Rio São Francisco, na divisa com Pernambuco. Também lá, no começo do século XIX, os nativos chamavam de abaré (homem de batina) aos padres que passavam em missão pelo agreste.

RUAS PELO BRASIL – O nome Avaré é encontrado em logradouros pelo Brasil afora, de Norte a Sul. Em área nobre da capital paulista, entre os bairros Higienópolis e Consolação, fica a Rua Avaré, bem perto do Estádio do Pacaembu e da Fundação Armando Álvares Penteado, onde uma nova estação do Metrô está sendo construída.

Além de São Paulo, outras três capitais trazem vias denominadas como Rua Avaré: Rio de Janeiro (bairro Campo Grande), Porto Alegre (bairro Jardim Floresta) e Manaus (Colônia Terra Nova).

Nove municípios da Região Metropolitana de São Paulo têm vias com essa denominação: Santo André (bairro de Bangu), São Bernardo do Campo (bairro Baeta Neves), Cajamar (bairro Guaturinho), Diadema (Parque Jaboticabeiras), Embu das Artes (Jardim Dom José), Francisco Morato (Parque Paulista), Guarulhos (bairro Pimentas), Mauá (bairro Matriz) e Poá (Jardim Floresta).

No interior paulista Avaré é também nome de rua nas seguintes cidades: Americana (Parque Novo Mundo), Assis (Vila Progresso), Campinas (Jardim Baronesa), Campo Limpo Paulista (Bairro do Botujuru), Ibiúna (Planalto dos Cocais), Paranapanema (Centro) e Sorocaba (Jardim Leocádia).

E há ainda estas outras localidades em cuja malha viária urbana o termo tupi foi escolhido para suas vias públicas: em Foz do Iguaçu (PR) existe a Alameda Avaré no Parque Residencial Karla, enquanto há uma rua com esse nome no centro de Florestópolis (PR), nas fluminenses Angra dos Reis (bairro Jacuecanga) e Nilópolis (Jardim Gramacho) e na baiana Feira de Santana (bairro Asa Branca).

Até mesmo em Avaré existia a Rua Avaré, no Jardim São Paulo. Contudo, em 1997, através de lei municipal o nome da via foi mudado para Rua Cerqueira César e a mesmice teve fim.

___________________________________

 

* Gesiel Júnior, 53, cronista e pesquisador, é autor de 31 livros sobre a história de Avaré e região.

Veja Também
mensagens 2
mensagens 3
secretarios