Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro

Dia de São Sebastião é comemorado anualmente em 20 de janeiro

legenda: São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, dos atletas e das polícias civil e militar

Fonte da Foto: Internet

São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro, pois os portugueses exploraram as águas da Baía de Guanabara neste dia. Assim, a cidade foi batizada como São Sebastião do Rio de Janeiro.  A data é celebrada com uma liturgia especial na igreja católica e, nas cidades sob proteção desse santo, costumam ser organizadas procissões e romarias.

São Sebastião também é o padroeiro dos atletas  das polícias civil e militar.

Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto, a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.

São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte por desobedecer os seus comandos.

Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas, porém não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.

Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte.

São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C., sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao Cristianismo.

SINCRETISMO RELIGIOSO - Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, São Sebastião é identificado com o orixá Oxóssi, protetor das matas. Por isso, em vários terreiros, são realizadas festas em honra deste Orixá.

ORAÇÃO A SÃO SEBASTIÃO

“Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, vós que derramastes vosso sangue e destes vossa vida em testemunho da Fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: o ter, o poder e o prazer, que fazem viver sem Fé, sem Esperança e sem Caridade.

Protegei, com a vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. Amém”.

Compartilhar:
Veja Também