Correios promovem mostra inédita da pintora Djanira em São Paulo

Correios promovem mostra inédita da pintora Djanira em São Paulo

legenda: Pintora avareense Djanira em seu ateliê

Foto Fonte: Arquivo Gesiel Júnior

O Centro Cultural dos Correios, em São Paulo, está promovendo a exposição “Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes”. Inédita na capital paulista, a mostra reúne cerca 120 obras de uma das mais prestigiadas artistas do modernismo brasileiro: a avareense Djanira da Motta e Silva. Com técnicas de pintura variadas, desenhos e gravuras, as telas integram um acervo composto por mais de 800 obras pertencente ao Museu Nacional de Belas Artes.

“O encontro corriqueiro do dia-a-dia com a experiência mítica, entre o que se crê e o que se vê, a sinergia entre o fazer artístico e poético (fazer pelo trabalho e pela fé) traduzem Djanira para além da artista ingênua: para a artista que, sob o hábito, cristaliza a imagem do Brasil”, destaca o pesquisador Gesiel Júnior, biógrafo da artista, que recomenda a visita à mostra como oportunidade para conhecer de perto “a magnífica obra de quem ajudou a criar uma arte bem brasileira”.

A exposição, além de apresentar o sensível lirismo do cotidiano que permeia a obra da artista, resgata sua pintura “antropóloga”, atenta ao cotidiano do povo brasileiro do labor ao lazer, passando ainda pelo sincretismo religioso – emblemático na constituição do país.

Gratuita, a mostra “Djanira – Cronista de ritos, pintora de costumes” ficará no Centro Cultura dos Correios, em São Paulo (Av. São João, s/n), de 3ª feira a domingo, 11h/17h, até 5 de fevereiro.

Compartilhar:
Veja Também