Cobertura da vacinação contra a gripe em Avaré está abaixo da média nacional

Cobertura da vacinação contra a gripe em Avaré está abaixo da média nacional

legenda: Números ainda são considerados baixos pelo Ministério da Saúde em todo o país

Fonte da Foto: Jornal Cruzeiro do Sul

Faltando uma semana para o encerramento oficial da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Vírus Influenza, que ocorre no próximo dia 31 de maio, o Ministério da Saúde ainda considera os números abaixo das expectativas. Em Avaré, até quarta-feira, 22, os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde (DATASUS-SIPNI) acusava que 65,08% do público-alvo já haviam recebido a vacina contra a gripe nos postos da cidade.

Fazem parte do público-alvo as crianças de 6 meses a 5 anos de idade; gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade; portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS.

Porém, qualquer pessoa pode tomar a vacina. Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.

SEM RESPOSTA - A reportagem do Jornal A Comarca entrou em contato com a Secretaria da Comunicação com objetivo de obter os números da Vigilância Sanitária sobre a existência ou não de casos positivos e suspeitos da gripe H1N1 em Avaré, mas até o fechamento da edição o setor não havia enviado resposta. Entretanto, o secretário municipal de Saúde, Roslindo Wilson Machado, em entrevista à Rádio Paulista FM, no programa Jornal da Paulista 2ª Edição, apresentado pelo radialista Ernesto Diniz, não mencionou a existência de caso positivo da doença em Avaré. 

No ano passado, conforme reportagens veiculadas pelo Jornal A Comarca, pelo menos duas mortes foram registradas em Avaré em decorrência da gripe causada por complicações decorrentes do vírus H1N1 e suas variações.

Até 11 de maio, foram registrados 807 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em todo o país, com 144 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde.

PROTEÇÃO - A vacina protege contra os tipos mais graves do vírus (H1N1; H3N2 e influenza B) e os subtipos mais comuns no Hemisfério Sul. Além disso, a vacina ajuda a evitar infecções virais e bacterianas decorrentes da gripe. 
A vacina não é capaz de causar a gripe, pois inclui só pedaços do vírus. A única contra-indicação é para pessoas alérgicas a algum componente da vacina, como a clara de ovos, usada na fabricação.

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também