Avaré teve um caso suspeito de sarampo descartado e outro segue em investigação

Avaré teve um caso suspeito de sarampo descartado e outro segue em investigação

legenda: Vacina tríplice viral encontra-se disponível nas unidades básicas de saúde do município

Fonte da Foto: Internet

Enquanto o sarampo se espalha pelo país, os municípios vão imunizando como podem a população, divulgando na medida do possível quem deve ser vacinado e tomando cuidado para que não ocorra um aumento expressivo na procura pelas doses da vacina tríplice viral, obrigatória na carteira de vacinação de todo brasileiro. 

Em Avaré, segundo informações da Vigilância Epidemiológica fornecidas pela secretária municipal da Comunicação, Carla Flores, “Avaré teve dois casos suspeitos. Um já foi descartado, não sendo verificado sarampo ou rubéola. O outro caso está sob investigação. Todas as medidas de bloqueio já foram tomadas”, disse em nota enviada à Comarca.

VACINA - As doses de imunização contra o sarampo/caxumba e rubéola (tríplice viral) estão disponíveis nas salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Brabância, Bonsucesso e Vera Cruz, bem como na ESF “Flávio Celso Negrão”, Mário Bannwart e “João Carvalho” (Santa Elizabeth).

“A vacina tríplice viral é a medida de prevenção mais eficaz. Todo caso suspeito deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica em 48 horas e devem ser tomadas as medidas de bloqueio em até 72 horas”, explica Flores.

SURTO E MORTE - Da semana passada para cá, subiu de 4 para 11 o número de estados que enfrentam surto da doença. Em três meses, foram confirmadas 1.680 infecções, a maior parte delas em São Paulo (1.662). Com o aumento de registros, o Ministério da Saúde expandiu a recomendação da vacina a todos os bebês do País de 6 meses a um ano.

A Secretaria Municipal de Saúde da cidade de São Paulo anunciou na quarta-feira, 28, a primeira morte por sarampo no estado e na capital paulista. A vítima foi um homem de 42 anos sem registros de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, existe uma lista contendo as 50 cidades com recomendação para vacina. Itapetininga é a cidade mais próxima de Avaré que faz parte da lista.

Fonte: Jornal A Comarca

Compartilhar:
Veja Também