Avaré se despede da professora Dalila Novaes

Avaré se despede da professora Dalila Novaes

legenda: Morreu na noite deste sábado, às 21 horas, aos 94 anos de idade

Foto Fonte: Arquivo O Victoriano

Morreu na noite deste sábado, às 21 horas, aos 94 anos de idade, a professora Dalila Novaes Ramires, uma das mais respeitadas e queridas educadoras. Integrante de um tradicional clã político, ela era viúva do empresário Carlos Ramires e irmã dos ex-deputados Paulinho e Israel Novaes.

Graduada em Geografia pela Universidade de São Paulo, ela formou-se em 1945 e especializou-se em didática. Prestou concurso e se tornou a primeira universitária de Avaré efetivada numa cadeira do antigo Ginásio do Estado, atual Escola Estadual Cel. João Cruz. Ela teve como colega de estudos o geógrafo Aziz Ab’Sáber, o mais respeitado geomorfologista brasileiro.

Por mais de três décadas, dona Dalila influenciou gerações ao transmitir memoráveis conceitos de clima, vegetação e relevo – todos ensinados graças ao prévio interesse suscitado de maneira criativa pela educadora.

Aposentada em 1977, a professora jamais interrompeu suas atividades. Com apoio de colegas, fundou a Associação das Professoras Aposentadas de Avaré, tendo se mobilizado em sucessivas campanhas que resultaram na construção de ampla sede da ASPA.

Dona Dalila deixa as filhas Maria Regina, Maria Eneida, Carlos José, Paulo Roberto, Israel e Eduardo, genros, noras, netos e bisnetos. O corpo da educadora será velado na sala 5 do Cemitério Municipal e o sepultamento ocorrerá neste domingo, às 17 horas.

Compartilhar:
Veja Também
Guardião