Avaré conquista prêmio nacional para a Cultura

Avaré conquista prêmio nacional para a Cultura

legenda: Uma das atividades do projeto é a Oficina de Fotografia que ocorrerá de forma gratuita no Instituto Federal São Paulo

Fonte da Foto: Divulgação

Em 2019, a Funarte (Fundação Nacional das Artes) do Governo Federal, lançou o projeto Funarte Descentrarte para premiar iniciativas em municípios que possuem de 50.000 a 100.000 habitantes, e desenvolver ações em diversas linguagens. Com isso surgiu o projeto “Avaré, Memórias de uma Cidade”, uma das 120 iniciativas premiadas no ano passado e que tem início esse mês na cidade com ações de artes visuais.

O projeto foi desenvolvido por Vânia Feitosa, Cássia Xavier e Valdirene Silva, profissionais da área de Patrimônio Cultural, apaixonadas por história, arte e cultura, que viram a possibilidade de reavivar memórias sobre a cidade de Avaré, por meio de um projeto de educação patrimonial aliado à fotografia.

Valdirene Silva, proponente do projeto e professora de História da Arte na FREA, que vislumbrou a possibilidade de discutir educação patrimonial junto à história de Avaré e a importância da valorização do Patrimônio Cultural como chave para pensar em ações de preservação.

Uma das atividades do projeto é a Oficina de Fotografia que ocorrerá de forma gratuita no Instituto Federal São Paulo, campus Avaré. Para participar é necessária a inscrição prévia.

Segundo Cássia Xavier, uma das integrantes do grupo e que irá ministrar a atividade, a relação entre fotografia e patrimônio está tanto na atividade técnica, que produz os documentos fotográficos, como nas diretrizes para formação de Arquivos Fotográficos. “Nesse sentido, a oficina propõe exercícios imagéticos que possibilitarão discutir caminhos de criação de documentos fotográficos para em seguida pensá-los como Arquivos Patrimoniais’’, destaca.

 

Serviço

Oficina de Fotografia “Reconhecendo o Patrimônio Cultural da Cidade”

Local: Auditório do IFSP Campus Avaré, localizado na Avenida. Prof. Célso Ferreira da Silva, 1333 - Jardim Europa II

Dias e horários: 26, 27 e 28/03/2020 (quinta, sexta-feira e sábado) das 14h às 18h

Atividade gratuita mediante inscrição por e-mail: cineavapor@yahoo.com.br. Para saber mais sobre o projeto acesse: https://www.facebook.com/pg/avare.memorias.

Compartilhar:
Veja Também