Arnaldo Baptista, do Mutantes, e a canção inspirada em Avaré

Arnaldo Baptista, do Mutantes, e a canção inspirada em Avaré

legenda: Músico é neto do coronel Horácio Baptista, ex-prefeito do município

Fonte da Foto: Google Imagens

Arnaldo Baptista, um dos fundadores da banda Os Mutantes, juntamente com o irmão Sérgio, são netos do coronel Horácio Dias Baptista, que foi intendente/prefeito de Avaré em 1933.

O pai de Arnaldo, César Dias Baptista, nasceu em Avaré em 1913. Décimo dos treze filhos do coronel Horácio. Já adulto, mudou-se para São Paulo, onde foi, entre outras profissões, escritor, poeta, jornalista e músico. Cantava no Coral Paulistano, tinha uma bela voz de tenor, com uma grande extensão.


     O gosto pela música foi, de fato, a verdeira herança deixada ao filho pelo coronel Horácio, que também tocava violão. A mãe Clarice Leite Dias Baptista foi compositora, pianista clássica e professora de música. Estava formado aí o DNA para a criação da banda que veio revolucionar o mercado da música nacional, Os Mutantes.

 

Em uma entrevista sobre o álbum Singin' Alone, Arnaldo fala sobre as lembranças de Avaré. "Quando fiz este LP, pensei: o que está faltando na minha carreira? Algo que fosse capaz de abranger tudo que alcanço no universo. Então, optei por um tipo de linguagem, de espectros, de pensamentos, de entidades ... E todos os lugares onde eu ia, tentava colocar em poesia. Ou seja, a personalidade aparece nesta vida diária, em parte das letras, trechos da minha vida naquela época", diz.

Sobre a canção “Corta Jaca”, presente no disco, o músico fala que ela tem um lado rural. "A Suzana Braga, que é filha de portugueses, fez a voz caipira – para ela era difícil falar o português brasileiro, fazer o caipira (rs). Tem um pouco a ver com o interior de São Paulo. Meu avô, o coronel Horácio, já foi prefeito de Avaré e tentei colocar isso em forma de música caipira com rock’n’rolll – fiz este contraste aparecer", contou Arnaldo.

OUÇAM:

 

Compartilhar:
adalgisa e toninho
Pilates
mensagem leo diego e carla
Veja Também