Animais estariam sendo envenenados em Avaré

Animais estariam sendo envenenados em Avaré

legenda: População está em alerta com possível envenenamento de animais na cidade

Fonte da Foto: Facebook

Animais dométiscos (cães e gatos) estariam sendo envenenados em Avaré. É o que diz uma denúncia feita no grupo S.O.S. Animais Perdidos em Avaré, no Facebook. De acordo com a publicação, o crime estaria ocorrendo nas imediações do bairro Jardim Paineiras, envolvendo uma região da cidade que inclui o Royal Park, Green Village, Chácara Rancho Alegre e São Judas Tadeu.

Nos comentários da postagem, internautas disseram que o fato também vem ocorrendo nos bairros Água Branca e São Rogério. No ano passado, o jornal O Victoriano já havia noticiado que uma casa situada no bairro Jardim Paraíso havia sido alvo de pessoa mal intencionada que jogou no quintal alimento envenenado com o produto conhecido como “chumbinho”. Naquela ocasião, há de se salientar que o alimento (salame) jogado poderia ter sido consumido por uma criança, já que o produto estava aparentemente fresco.

CRIMEQuem praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos é penalizado com detenção de 3 meses a um ano e multa. Mas se o acusado praticou um crime de menor gravidade (como é considerado o envenenamento de animais) e não cometeu delito nos últimos 5 anos, a Lei permite ao Juiz substituir a pena de detenção por multa revertida em bens como cestas básicas e cobertores ou prestação de serviços à comunidade.

Para castigar ou, ao menos, incomodar o envenenador, deve-se evidenciar a autoria dele e sua intenção em cometer o crime. Ao encontrar um animal morto com suspeita de envenenamento, tire várias fotos em vários ângulos, para mostrar onde foram encontrados o animal e os restos do alimento suspeito de conter veneno. Leve tudo (o animal e o alimento) para um veterinário pois ele poderá encaminhá-lo a um órgão competente para fazer a necrópsia e emissão de um laudo oficial da causa da morte. Consiga testemunhas ou outros fatos relacionados ao envenenamento. Já de posse do laudo e com as fotos, vá a delegacia com as testemunhas munidas de RG e faça um BO (Boletim de Ocorrência).

Se além de matar o animal, o veneno venha a afetar alguma pessoa, o crime torna-se mais grave, podendo ser qualificado como tentativa de homicídio.

Com informações do site Tribuna Animal

mensagens
mensagens 2
Veja Também