Aberta licitação para reparar muros no Bairro do Camargo

Aberta licitação para reparar muros no Bairro do Camargo

legenda: Obras terão custo estimado em torno de R$ 638 mil

Fonte da Foto: Assessoria

Por meio da Secretaria da Habitação, a Prefeitura deu início ao processo de licitação que vai selecionar a empresa responsável pela execução de obras de recuperação dos muros de arrimo do Bairro do Camargo.

Pelo edital, a empresa vencedora terá que promover obras em 16 pontos avariados, beneficiando 32 imóveis. Os trabalhos se concentrarão em duas quadras do conjunto habitacional e o custo estimado gira em torno de R$ 638 mil. Os recursos são do próprio município.

Problema antigo - Os reparos nos muros de arrimo danificados ao longo do bairro são uma antiga reivindicação dos moradores. Segundo a Secretaria de Habitação, há oito anos boa parte do muro erguido para sustentar o desnível existente entre os imóveis ruiu, provocando a movimentação do solo que, em muitos casos, invadiu as residências localizadas no nível mais baixo da rua.

Obras irregulares - Segundo levantamento feito pela Habitação, alguns deslizamentos ocorreram por conta de obras irregulares realizadas pelos proprietários, outros por erros na execução da obra. Pela norma do conjunto habitacional, entre os dois setores de imóveis, há uma área pública por onde deveria se localizar uma viela sanitária.

Sem observar este recuo previamente determinado quando da construção do bairro, proprietários estenderam seus lotes e ainda construíram edículas sustentadas pelo antigo muro de arrimo, medida essa irregular, provocando o rompimento de sua estrutura e danos em cadeia aos imóveis vizinhos.

Ao fim do processo licitatório, as obras devem iniciar imediatamente, o que deve ocorrer em até 60 dias, segundo a previsão da pasta.

Nota do jornalVale destacar que o conjunto habitacional foi inaugurado em uma das gestões do ex-prefeito Joselyr Silvestre (pai do atual prefeito) e desde então moradores sofrem com os constantes deslizamentos de terra, provocando danos em suas moradarias, como enormes rachaduras, comprometendo a estrutura de suas residências.

Compartilhar:
Veja Também